metropoles.com

Governador de SC procura Pacheco por solução para Marco Temporal

Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, pediu solução para o Marco Temporal em reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
jorginho mello
1 de 1 jorginho mello - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), se reuniu, nesta terça-feira (13/6), em Brasília, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No encontro, Mello pediu uma solução para o projeto do Marco Temporal das terras indígenas, que já foi aprovado pela Câmara e deve ser votado em breve pelos senadores.

Santa Catarina seria um dos estados receosos quanto ao Marco Temporal, o qual prevê que indígenas só terão direto às terras que já ocupavam ou disputavam em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Fazendeiros catarinenses temem que novas terras indígenas possam ser demarcadas após a aprovação da proposta.

No Senado, o projeto deverá passar pelas comissões temáticas antes de chegar ao plenário da Casa. O rito foi acordado entre Pacheco e a ministra dos Povos Indígenas do governo Lula, Sonia Guajajara, em reunião recente. Dentre os colegiados, a proposta deve ser analisada, por exemplo, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária.

O Supremo Tribunal Federal (STF), vale lembrar, também analisa a constitucionalidade do Marco Temporal. O julgamento sobre o assunto na Corte, no entanto, foi interrompido no último dia 7 de junho, após pedido de vista do ministro André Mendonça, indicado para o tribunal em 2021 pelo agora ex-presidente Jair Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?