Gleisi e líder do governo Lula trocaram ato de 8/1 por viagem à Europa
Apesar do apelo de Lula, a presidente do PT e o líder do governo na Câmara não prestigiaram o ato em alusão ao 8/1 no Congresso Nacional
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar do forte apelo de Lula para que auxiliares e aliados prestigiassem o evento, ao menos duas influentes lideranças petistas não compareceram ao ato do 8 de Janeiro nesta semana, no Congresso Nacional.
Tanto a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, quanto o líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), estavam em viagem à Europa no dia do evento em Brasília.
A presidente do PT estava em viagem de férias pela Espanha com a família. Já o líder do governo estava em Roma, na Itália, onde se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano na quarta-feira (10/1).
Segundo interlocutores de Gleisi, a viagem dela estava marcada antes de Lula sugerir aos presidentes do STF, Luís Roberto Barroso, e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a realização do ato.
Aliados ressaltaram que, mesmo distantes, tanto a presidente do PT quanto o líder do governo postaram nas redes sociais mensagens sobre o 8 de janeiro e repercutiram imagens do ato em Brasília.
Lira também não foi
Apesar da ausência de aliados de Lula como Gleisi e Guimarães, integrantes do Palácio do Planalto criticaram o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por também não ter ido ao ato.
Lira estava no Brasil, mas alegou problemas de saúde na família para não comparecer ao evento no Congresso. A aliados, o deputado não escondeu seu incômodo com a exploração política do ato por Lula.
Além de Lira, nenhum dos dois vice-presidentes da Câmara — Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) — prestigiaram o evento, deixando a Casa acéfala no palanque de autoridades.