metropoles.com

Gleisi e líder do governo Lula trocaram ato de 8/1 por viagem à Europa

Apesar do apelo de Lula, a presidente do PT e o líder do governo na Câmara não prestigiaram o ato em alusão ao 8/1 no Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem do deputado Zé Guimarães (PT-CE) ao lado do papa Francisco - Metrópoles
1 de 1 Imagem do deputado Zé Guimarães (PT-CE) ao lado do papa Francisco - Metrópoles - Foto: Divulgação

Apesar do forte apelo de Lula para que auxiliares e aliados prestigiassem o evento, ao menos duas influentes lideranças petistas não compareceram ao ato do 8 de Janeiro nesta semana, no Congresso Nacional.

Tanto a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, quanto o líder do governo Lula na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), estavam em viagem à Europa no dia do evento em Brasília.

A presidente do PT estava em viagem de férias pela Espanha com a família. Já o líder do governo estava em Roma, na Itália, onde se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano na quarta-feira (10/1).

Segundo interlocutores de Gleisi, a viagem dela estava marcada antes de Lula sugerir aos presidentes do STF, Luís Roberto Barroso, e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a realização do ato.

Aliados ressaltaram que, mesmo distantes, tanto a presidente do PT quanto o líder do governo postaram nas redes sociais mensagens sobre o 8 de janeiro e repercutiram imagens do ato em Brasília.

Lira também não foi

Apesar da ausência de aliados de Lula como Gleisi e Guimarães, integrantes do Palácio do Planalto criticaram o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), por também não ter ido ao ato.

Lira estava no Brasil, mas alegou problemas de saúde na família para não comparecer ao evento no Congresso. A aliados, o deputado não escondeu seu incômodo com a exploração política do ato por Lula.

Além de Lira, nenhum dos dois vice-presidentes da Câmara Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) prestigiaram o evento, deixando a Casa acéfala no palanque de autoridades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?