Gleisi Hoffmann abre diálogo com partido que apoiou Bolsonaro
Presidente do PT iniciou articulação para tentar atrair o Republicanos para a base de Lula no Congresso Nacional
atualizado
Compartilhar notícia
Na ofensiva para ampliar a base de apoio a Lula no Congresso, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, abriu diálogo com o Republicanos, partido que apoiou a tentativa de reeleição de Jair Bolsonaro.
Após a vitória do petista, Gleisi ligou para o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). O parlamentar sempre foi considerado a principal ponte da legenda com a campanha de Lula.
Na conversa, Gleisi pediu ajuda do deputado para trazer o Republicanos para a base. A expectativa agora é de que ela se reúna com o presidente da sigla, Marcos Pereira, ainda em novembro.
Embora seja alinhado a Bolsonaro, Pereira sempre manteve boa interlocução com partidos de esquerda, entre eles, o PT. O dirigente, inclusive, ligou para Gleisi para parabenizá-la pela vitória de Lula.
No domingo (30/10), o presidente do Republicanos também foi um dos primeiros apoiadores do atual presidente da República no Centrão a reconhecer publicamente a vitória de Lula.
Pelo Twitter, Pereira anunciou que o Republicanos deve “seguir o caminho de independência” no governo Lula, o que foi considerado por petistas como uma sinalização de que há espaço para diálogo.