Gleisi deve ficar fora do governo Lula pelo menos até 2025
Com aval de Lula, PT decidiu nesta segunda-feira (13/2) renovar mandato de Gleisi Hoffmann como presidente do partido pelo menos até 2025
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) deverá ficar fora do governo Lula pelo menos até 2025, penúltimo ano do atual mandato do petista.
Em reunião nesta segunda-feira (13/2), em Brasília, a direção do PT decidiu renovar, pela segunda vez, o mandato de Gleisi como presidente do partido. Dessa vez, até 2025.
Com a decisão, Gleisi seguirá chefiando a legenda pelos próximos dois anos, o que a tira da lista de cotados para o ministério de Lula, pelo menos enquanto ela estiver chefiando a sigla.
A decisão do PT tem o aval de Lula, que já havia deixado Gleisi de fora do governo nessa primeira montagem. O objetivo foi evitar uma disputa interna pela sucessão da deputada na presidência do partido.
Gleisi assumiu a presidência do PT pela primeira vez em junho de 2017, para um mandato de três anos. Ela foi reconduzida em 2020. Se não tivesse sido reeleita novamente, o mandato dela acabaria em 2023.
Influência
Como noticiou a coluna, embora não tenha cargo no governo, Gleisi segue sendo uma das principais conselheiras de Lula. Os dois têm reuniões semanais no Palácio do Planalto e conversam frequentemente por telefone.
A petista teve influência direta, por exemplo, na estratégia do presidente da República de criticar o Banco Central para pressionar a instituição a baixar a taxa de juros.