Genro de Lula perde eleição para prefeito em Sergipe
Genro do presidente Lula, advogado Danilo Sampaio (PT) não conseguiu se eleger prefeito de Barra dos Coqueiros, em Sergipe
atualizado
Compartilhar notícia
Genro do presidente Lula, o advogado Danilo Sampaio (PT) perdeu a eleição para prefeito de Barra dos Coqueiros, em Sergipe. Mesmo com apoio do sogro, ele teve apenas 781 dos votos, equivalente a 3,26% do total, e acabou a disputa em terceiro lugar.
O vencedor foi Airton Martins (PSD), que vai para seu quarto mandato como prefeito do município sergipano. O segundo colocado foi Alberto Macedo (União), atual prefeito e que buscava a reeleição.
O resultado encerra a disputa judicial sobre a candidatura de Danilo. O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) indeferiu o registro de candidatura dele por causa de seu relacionamento com Lurian Cordeiro, filha de Lula.
A Corte regional entendeu que o relacionamento de Danilo com Lurian configurava uma relação estável, o que proibiria o advogado de concorrer a qualquer cargo nas eleições de 2024.
A Constituição proíbe cônjuges e parentes de até o segundo grau do presidente da República, de governadores e prefeitos concorram a cargo eletivo. Reeleições, porém, são permitidas.
Genro de Lula recorreu ao TSE
A defesa de Danilo chegou a recorrer ao TSE. Os advogados argumentam que o candidato e Lurian são apenas namorados, moram em residências diferentes e não têm intenção, no momento, de constituir família.