metropoles.com

Ao indicar Galípolo, Lula busca segurar autonomia financeira do BC

Governo Lula espera que indicação antecipada de Gabriel Galípolo para a presidência do BC ajude a segurar a votação da PEC na CCJ

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem colorida de Gabriel Galípolo, indicado por Lula para presidência do Banco Central - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Gabriel Galípolo, indicado por Lula para presidência do Banco Central - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governo Lula espera que a indicação antecipada de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central ajude a segurar a votação da PEC que prevê a autonomia financeira da entidade no Senado.

A proposta, da qual o Palácio do Planalto, é contra, está pronta para ser votada pelos senadores Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da  Casa, presidida atualmente por Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

A expectativa do governo Lula é de que, ao enviar a indicação de Galípolo, Alcolumbre segure a votação da PEC, o que fará o Executivo ganhar tempo para tentar evitar a aprovação da matéria.

A indicação de Galípolo terá de ser analisada pelo Senado. O economista passará por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e por votação no colegiado e no plenário da Casa.

A indicação de Galípolo foi anunciada na quarta-feira (28/8) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Mesmo se ela for aprovada agora, o economista não assumirá o cargo agora.

Galípolo só tomará posse efetivamente como presidente do BC a partir de 1º de janeiro de 2025, após o término do mandato do atual comandante da entidade, Roberto Campos Neto, em 31 de dezembro deste ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?