Fux quer gestos de Bolsonaro antes de topar novo encontro
Um dos gestos, dizem fontes do STF, seria o presidente da República desistir de pedir o impeachment de ministros da Corte
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar dos apelos da cúpula do Senado e de ministros do governo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, não pretende topar tão facilmente participar de um novo encontro com o presidente Jair Bolsonaro.
Segundo fontes da Corte, Fux espera gestos de moderação do próprio presidente da República nos próximos dias, para decidir se vai se reunir ou não com os demais chefes de poderes, com a presença de Bolsonaro.
Um desses gestos, dizem auxiliares de Fux, seria o chefe do Palácio do Planalto desistir de protocolar no Senado pedidos de impeachment dos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
Por ora, Bolsonaro tem sinalizado que não pretende recuar da ideia. Ministros do governo ouvidos pela coluna ressaltam, porém, que o presidente já desistiu da ideia de levar pessoalmente os pedidos ao Senado.
Em encontros com Fux nessa quarta-feira (18/8), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, pediram que o comandante do STF remarcasse a reunião dos chefes de poderes.
Fux prometeu reavaliar a questão. O ministro do Supremo ressaltou ainda que, apesar de ter cancelado o encontro com Bolsonaro, não interrompeu o diálogo com os Poderes.