metropoles.com

Futuro PGR terá de opinar sobre relatório da CPMI antes de tomar posse

Senadores vão questionar escolhido por Lula para a PGR sobre o relatório da CPMI do 8 de Janeiro ainda durante a sabatina no Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
imagem colorida cpmi 8 janeiro - metrópoles
1 de 1 imagem colorida cpmi 8 janeiro - metrópoles - Foto: <p>Fotos: Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O futuro indicado por Lula ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) terá de se posicionar sobre o relatório da CPMI do 8 de Janeiro antes mesmo de tomar posse no cargo.

A posição será cobrada por senadores durante a sabatina do indicado à PGR no Senado, ainda sem data para acontecer, uma vez que o presidente da República sequer anunciou seu escolhido.

A cobraça partirá de senadores governistas. A ideia é questionar o futuro procurador principalmente sobre a lista de indiciamentos pedidos pela relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

O objetivo dos governistas é evitar que as conclusões da CPMI tenham o mesmo destino do relatório da CPI da Covid-19, que acabou enterrado nas mãos do então procurador-geral da República, Augusto Aras.

A única maneira de o futuro PGR escapar dos questinamentos é se a atual PGR interina, Elizeta Paiva Ramos, der andamento aos pedidos de indiciamento antes da sabatina, algo considerado improvável pelos senadores.

Relatório da CPMI

O relatório de Eliziane pede o indiciamento de 61 pessoas. Dentre elas, o ex-presidente Jair Bolsonaro, a deputada Carla Zambelli (PL-SP), o tenente-coronel Mauro Cid e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Além deles, a senadora pediu o indiciamento de uma série de militares da reserva, como os generais Braga NettoAugusto HelenoLuiz Eduardo RamosPaulo Sérgio, Freire Gomes e o almirante Almir Garnier.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?