Para Fraga, Lula acertará caso recrie Ministério da Segurança Pública
Deputado Alberto Fraga, coordenador da bancada da bala no Congresso, elogia possibilidade de Lula recriar Ministério da Segurança Pública
atualizado
Compartilhar notícia
Coordenador da “bancada da bala” no Congresso Nacional, o deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) avalia que a eventual recriação do Ministério da Segurança Pública será um “acerto” do governo Lula.
Em conversa com a coluna, Fraga, que chegou a ser cotado para ministro da pasta em 2020, durante a gestão Jair Bolsonaro, diz que a não criação da pasta à época foi “o grande erro” do governo anterior.
“Foi o grande erro do governo Bolsonaro não ter criado o Ministério da Segurança Pública. Aliás, a pasta já existia e ele aceitou que fosse juntada com o Ministério da Justiça. Se o PT fizer isso (recriar a pasta), está acertando. Resta saber quem ele vai colocar para conduzir um assunto tão importante e recorrente como a segurança pública na sociedade brasileira. Então, como estratégia, acho que o PT acerta, sim”, afirmou o deputado.
A ideia de dividir o atual Ministério da Justiça em duas pastas é defendida por alas do PT. O debate voltou à tona em meio à possibilidade de o ministro Flávio Dino ser indicado por Lula para o STF.
Disposição para o debate
Fraga ressaltou que, caso Lula recrise a pasta, a Frente Parlamentar da Segurança Pública estaria disposta a conversar com o governo e dar sugestões.
“Se o governo quiser ouvir, não teremos nenhuma dificuldade em conversar. Da mesma forma que fui lá umas três ou quatro vezes conversar com o ministro Flávio Dino sobre o decreto das armas. Acho que se eles tiverem o bom sendo de ouvir pelo menos quem tem experiência na área, acho que eles não cometem nenhum desatino”, afirmou.