Fórum com Moraes em Londres não tem palestrantes estrangeiros
Ao contrário de eventos semelhantes, fórum jurídico que levou Moraes e autoridades brasileiras a Londres não tem palestrantes estrangeiros
atualizado
Compartilhar notícia
Organizado por uma apoiadora de Jair Bolsonaro, o evento “1º Fórum Jurídico – Brasil Ideias” em Londres chamou a atenção no Brasil não só por ter a participação do ministro do STF Alexandre de Moraes, como por não ter qualquer estrangeiro na lista de palestrantes.
O evento é organizado pelo Grupo Voto, que tem como presidente a cientista política Karim Miskulin. Ela ganhou notoriedade nacional em 2022 por ter promovido um almoço de Bolsonaro com 135 empresárias em São Paulo às vésperas da campanha eleitoral.
O fórum começou na quarta-feira (24/4) com uma noite de homenagens e segue até a sexta-feira (26/4). Na lista de palestrantes, estão diversos ministros do STF. Além de Alexandre de Moraes, participam do evento os ministros da Corte Gilmar Mendes e Dias Toffoli.
A lista de palestrantes tem ainda diversos integrantes do governo Lula. Entre eles, os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Jorge Messias (AGU) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues Passos.
Diferentemente de outros eventos jurídicos organizados por brasileiros no exterior, o fórum não tem qualquer estrangeiro como palestrante. A título de comparação, o tradicional Fórum Jurídico de Lisboa, organizado por Gilmar, tem como tradição convidar palestrantes europeus.
Da lista de participantes do fórum em Londres, apenas um mora na Inglaterra: o embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota. Todos os demais palestrantes do evento, que ocorre no luxuoso Hotel Peninsula, vivem e trabalham no Brasil.
Mais cedo, o jornal Folha de S. Paulo noticiou que jornalistas foram barrados de entrar no evento. Ao chegar ao hotel onde acontecem as palestras, Moraes ainda brincou que não falaria “nem a pau” com a imprensa. Procurado pela coluna, o Grupo Voto não respondeu. O espaço segue aberto.
Organizador do evento, o Grupo Voto tem alegado que “o fórum é um evento privado”. O material de divulgação diz que o evento se trata de uma “missão internacional, perpetuando o espaço democrático e promovendo um diálogo construtivo em prol do avanço do Brasil”.
Confira as autoridades que falarão no 1º Fórum Jurídico – Brasil Ideias, em Londres:
- Antonio Patriota, embaixador do Brasil no Reino Unido
- Michel Temer: ex-presidente da República
- Rodrigo Pacheco, presidente do Senado
- Davi Alcolumbre, senador
- Ciro Nogueira, senador e presidente do PP
- Gilmar Mendes, ministro do STF
- Dias Toffoli, ministro do STF
- Alexandre de Moraes, ministro do STF e presidente do TSE
- Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça
- Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energias do Brasil
- Andrei Rodrigues, diretor-geral PF
- Jorge Messias, advogado-geral da União
- Paulo Gonet Branco, procurador-geral da República
- Mauro Campbell Marques, ministro STJ
- Alexandre Cordeiro, presidente do Cade
- André Ramos Tavares, ministro do TSE
- Benedito Gonçalves, ministro do STJ
- Raul Araújo, ministro do STJ e do TSE
- Fabio Faria, ex-ministro das Comunicações
- Daiane Nogueira de Lira, conselheira do CNJ
- Luis Felipe Salomão, ministro do STJ
- Antonio Saldanha Palheiro, ministro STJ
- José Levi Mello do Amaral Jr, conselheiro do Cade
- Victor Fernandes, conselheiro do Cade