metropoles.com

Fora da agenda, Guedes se reúne com Lira, Pacheco e Gilmar Mendes

Ministro da Economia dedica parte de sua agenda nesta segunda-feira (30/8) para negociar uma solução para o pagamento de precatórios em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Ministro da Economia, Paulo Guedes, da Saúde, Marcelo Queiroga, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o da Comunicação, Fábio Faria, falam com a imprensa após jantar do presidente Bolsonaro com empresários
1 de 1 Ministro da Economia, Paulo Guedes, da Saúde, Marcelo Queiroga, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o da Comunicação, Fábio Faria, falam com a imprensa após jantar do presidente Bolsonaro com empresários - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, dedica parte desta segunda-feira (30/8) para negociar uma solução que evite o “meteoro” no pagamento de precatórios pelo governo federal em 2022.

Com esse objetivo, Guedes se reuniu pela manhã com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e almoçou com o ministro Gilmar Mendes, do STF.

Nenhum desses encontros havia sido registrado oficialmente na agenda do chefe da equipe econômica até a publicação desta nota. Até então, a agenda de Guedes até 15 horas previa apenas “despachos internos”.

Solução

Por ora, a solução mais provável em negociação seria estabelecer um limite anual de pagamento de precatórios, corrigido pela inflação. O objetivo seria dar previsibilidade ao Orçamento da União.

Com isso, o montante de precatórios a ser pago pelo governo em 2022 seria reduzido de R$ 89 bilhões para R$ 39,9 bilhões. O restante seria pago em 2023, com prioridade sobre os novos precatórios expedidos.

Formulada pelo ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), a proposta seria posta em prática por meio de uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?