metropoles.com

Fim da GLO gera divergências dentro do próprio PT

Deputados do PT elaboram PEC para acabar com operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem), mas tema enfrenta resistência no próprio partido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Às vésperas da posse, "patriotas" acampados em frente ao Quartel-General do exército em Brasília comemoram a desistência da operação para desmobilizar a concentração de apoiadores do atual presidente da República - Metrópoles
1 de 1 Às vésperas da posse, "patriotas" acampados em frente ao Quartel-General do exército em Brasília comemoram a desistência da operação para desmobilizar a concentração de apoiadores do atual presidente da República - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A PEC que vem sendo articulada por deputados federais do PT para acabar com as operações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) enfrenta resistências dentro do próprio partido.

Importantes lideranças petistas no Congresso defendem, nos bastidores, que possíveis mudanças na GLO devem ser analisadas com cautela e só apresentadas após um acordo amarrado entre governo e Forças Armadas.

O texto da PEC que acaba com GLO vem sendo construído pelos deputados Carlos Zaratini (PT-SP), Alencar Santana (PT-SP) e Rui Falcão (PT-SP), na esteira das invasões golpistas de 8 de janeiro.

Uma das minutas já divulgadas prevê acabar com a GLO da forma como ela existe hoje, em que os militares são convocados por algum dos três Poderes para assumir a segurança de determinado local.

A ideia dos parlamentares petistas, no entanto, é deixar claro que as Forças Armadas só poderão ser escadaladas por designação do presidente da República para colaborar em issões de defesa civil.

A PEC em construção também prevê que militares da ativa sejam automaticamente encaminhados a reserva ao assumirem cargos políticos. O trecho também enfrenta resistências no PT.

Lideranças petistas ouvidas pela coluna argumentam que é delicado alterar atribuições e direitos de militares, sem que haja um acordo com as Forças Armadas antes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?