metropoles.com

Fernández diz a Lula que nenhum “fascista” vai se apossar da soberania

Presidente argentino fez menção ao ex-presidente Bolsonaro e disse que “nenhum delirante” atacará a democracia e as instituições do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Alberto Fernández, presidente da Argentina, sorri e faz sinal com a mão cumprimentando a imprensa em evento - Metrópoles
1 de 1 Alberto Fernández, presidente da Argentina, sorri e faz sinal com a mão cumprimentando a imprensa em evento - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Brasília e Buenos Aires (Argentina) – O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse nesta segunda-feira (23/1) que Argentina e Brasil não permitirão que “nenhum fascista se aposse da soberania popular”.

Em declaração à imprensa após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Casa Rosada, sede da Presidência da República Argentina, Fernández exaltou as relações entre Brasil e Argentina e afirmou que o encontro lança um vínculo mais produtivo que vai durar décadas.

Ele lembrou que “pelo Brasil passou o [Jair] Bolsonaro e pela Argentina passou o [Mauricio] Macri”. Segundo ele, ambos os países têm desafios parecidos: “O primeiro deles é consolidar a democracia e as instituições”.

“Quero que você saiba, querido amigo, que a Argentina vai estar sempre ao seu lado e não vamos permitir que nenhum delirante ataque a democracia e as instituições brasileiras”, disse Fernández. “Nós não vamos permitir que nenhum fascista se aposse da soberania popular”, prosseguiu.

“Nos conhecemos há muitos anos e sabemos muito bem que os nossos povos não querem o ódio, querem liberdade e querem diálogo.”

Esta é a primeira viagem internacional do mandatário neste mandato. No cronograma, o petista fará uma visita de quatro dias à Argentina e ao Uruguai, em uma tentativa de retomar as relações do Brasil com países do Mercosul e demonstrar a importância que o bloco terá em sua gestão.

Lula está acompanhado de seis dos seus 37 ministros. Entre eles, Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Itamaraty) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

Completam ainda a lista os ministros Nísia Trindade (Saúde), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além da primeira-dama, Janja.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?