metropoles.com

Favorito a tribunal da Lava Jato doou para petista e criticou ditadura

Marcelo Bertoluci tem currículo que irrita Jair Bolsonaro, com doação para Henrique Fontana e artigo de jornal criticando golpe militar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Marcelo Bertoluci e Henrique Fontana
1 de 1 Marcelo Bertoluci e Henrique Fontana - Foto: Reprodução

Primeiro colocado na lista tríplice para o TRF-4, o ex-presidente da OAB-RS Marcelo Bertoluci foi um dos doadores de campanha do deputado Henrique Fontana (PT-RS). Além disso, o advogado criticou a ditadura militar brasileira.

São duas características em seu currículo que, em tese, irritam o presidente Jair Bolsonaro, responsável pela indicação ao cargo à Corte, que julgou Lula e boa parte dos investigados na Operação Lava Jato.

Os dois momentos de aproximação com a pauta progressista aconteceram em 2014. Bertoluci doou R$ 1 mil para o petista na campanha eleitoral daquele ano, quando Fontana concorreu à reeleição na Câmara dos Deputados. Eles chegaram a posar juntos para uma foto (veja imagem acima).

Antes, no dia 20 de março de 2014, o então presidente da divisão gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil publicou artigo no jornal Zero Hora sobre a ditadura militar brasileira.

No texto, ele fala sobre ato promovido pela OAB-RS em memória das vítimas e diz que o golpe militar de 1964 iniciou um dos “períodos mais nefastos e nebulosos da história brasileira”.

“Um dos períodos mais nefastos e nebulosos da história brasileira completa 50 anos: o golpe militar de 1964. A instauração da ditadura no país está intrinsecamente ligada à trajetória de lutas da Ordem dos Advogados do Brasil contra o regime e em defesa das liberdades democráticas”, afirma.

Os adversários de Bertoluci têm usado tais fatos para evitar que o ex-presidente da OAB-RS seja escolhido pelo Palácio do Planalto para o cargo.

Bolsonaro já tem, em suas mãos, a lista tríplice para escolher um nome ao TRF-4. Além de Bertoluci, integram a lista a catarinense Ana Cristina Ferro Blasi e o paranaense Alaim Giovani Fortes Stefanello.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal:  https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?