Farra do INSS: Planalto nomeia novo diretor de Benefícios
Após denúncias da “farra dos descontos” no INSS, governo Lula escolheu servidor de carreira como novo diretor de Benefícios do instituto
atualizado
Compartilhar notícia
Após as denúncias sobre a “farra dos descontos” em benefícios de aposentados, o Palácio do Planalto designou nesta quarta-feira (17/7) um novo diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão do INSS.
O escolhido para o cargo foi Vanderlei Barbosa dos Santos. Ele é servidor de carreira do INSS desde 2005 e, até então, trabalhava como superintendente regional do instituto na região Sudeste.
A designação de Vandelei para a diretoria foi publicada na edição desta quarta do Diário Oficial da União (DOU) e está assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
O novo diretor de Benefícios do INSS foi desginado 12 dias após o Planalto exonerar o antigo diretor, André Fidelis, por envolvimento na “farra dos descontos” revelada pelo Metrópoles.
Entenda a “farra dos descontos” no INSS
Como revelou o Metrópoles, o INSS escancarou as portas para que associações sem fins lucrativos acusadas de aplicarem descontos indevidos em aposentadorias faturassem mais de R$ 2 bilhões desde janeiro de 2023.
A série de reportagens mostrou que existem hoje 29 associações autorizadas pelo INSS a praticar “desconto de mensalidade associativa” nos benefícios de aposentadoria e pensão, por meio de acordos de cooperação técnica.
O problema é que dezenas de milhares de aposentados dizem ter sido filiados a essas entidades sem autorização, o que é ilegal, e se veem obrigados a acionar a Justiça para conseguir reaver o dinheiro descontado indevidamente.
O diretor de Benefícios do INSS seria justamente o responsável por assinar os termos de cooperação técnica com associações e sindicatos em troca de descontos nas aposentadorias de beneficiários do INSS filiados a elas.