metropoles.com

Fala de Lula é banho de água fria nos planos de Flávio Dino

Em café com jornalistas na sexta-feira (27/10), presidente Lula disse ter dúvidas sobre eventual indicação do ministro Flávio Dino ao STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida Lula no Planalto- metrópoles
1 de 1 imagem colorida Lula no Planalto- metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A declaração dada por Lula levantando dúvida sobre a possível indicação de Flávio Dino ao STF foi vista tanto por aliados quanto por adversários do ministro como um banho de água fria nos planos dele de ir para a Corte.

Durante encontro com jornalistas no Palácio do Planalto nesta sexta-feira (27/10), o presidente da República disse ter dúvidas se seria melhor manter Dino no Ministério da Justiça ou indicá-lo para o Supremo.

“(…) E obviamente que sou obrigado a reconhecer que o Flávio Dino é uma pessoa altamente qualificada do ponto de vista do conhecimento jurídico, altamente qualificada do ponto de vista político. É uma pessoa que pode contribuir muito. Mas eu fico pensando, onde o Flávio Dino será mais justo e melhor para o Brasil? Na Suprema Corte ou é no Ministério de Justiça? Aí tem outra questão que eu fico pensando, onde ele será mais justo?”, disse Lula.

Para aliados e adversários de Dino, embora o presidente tenha feito elogios, a fala foi ruim para o plano do ministro, na medida em que Lula expôs publicamente a avaliação de que o auxiliar pode ajudar mais no governo que no STF.

Mais do que isso, a leitura foi de que Lula também tornou pública a preocupação que já vinha demonstrando nos bastidores sobre a eventual sucessão de Dino no Ministério da Justiça, caso o ministro vá para o STF.

“Justo”

Entre adversários de Dino na corrida ao Supremo, houve ainda uma avaliação específica sobre o trecho em que Lula diz pensar onde o ministro “será mais justo”: se na Corte ou no Ministério da Justiça.

O uso da palavra “justo” pelo presidente foi interpretado como uma possível referência a um perfil “punitivista” de Dino, que seria bom para o governo no Ministério da Justiça, mas ruim se aplicado no Supremo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?