metropoles.com

FAB e PF têm uma suspeita sobre avião interceptado vindo da Bolívia

Com apoio da PF, FAB interceptou um avião que tinha matrícula brasileira e ingressou ilegalmente no Brasil proveniente da Bolívia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Claudio Reis/Especial para o Metrópoles
Bolsonaro Aeronáutica
1 de 1 Bolsonaro Aeronáutica - Foto: Claudio Reis/Especial para o Metrópoles

Integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Federal têm uma suspeita sobre o avião proveniente da Bolívia interceptado nas proximidades de Porto Velho, capital de Rondônia, nessa quarta-feira (26/6).

Militares da FAB e investigadores da PF ouvidos pela coluna dizem, sob reserva, que tudo leva a crer que a aeronave era usada para o tráfico de drogas internacional entre Brasil e Bolívia.

O modelo interceptado era um Cessna 401A, com capacidade para cerca de 3 a 4 passageiros. Segundo fontes da Aeronáutica, embora estivesse vindo da Bolívia, a aeronave tinha matrícula registrada no Brasil.

O avião foi interceptado no período da manhã, antes, portanto, da tentativa de golpe militar na Bolívia. De acordo com integrantes da FAB, o acionamento para a operação foi feito exatamente às 8h39.

A aeronave foi detectada por radares da FAB em Rondônia, após ações de inteligência da PF. Dois caças A-29 Super Tucano, da defesa aérea, foram acionados para realizar a interceptação.

A entrada do avião em solo brasileiro foi considerada ilícita. Isso porque, ao ser abordado, o piloto não obedeceu às ordens das autoridades brasileiras e fugiu até ingressar no espaço aéreo da Bolívia novamente.

A operação para interceptar a aeronave fez parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que visam coibir ilícitos nas fronteiras do Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?