FAB já tem plano para repatriar brasileiros em Israel
Plano da FAB para resgatar brasileiros que estão em Israel envolve uso de seis aviões, sendo dois KC-30, dois KC-390 e dois VC-2
atualizado
Compartilhar notícia
A Força Aérea Brasileira (FAB) já tem pronto um plano para resgatar brasileiros que estão em Israel, país que vem sofrendo ataques do grupo extremista islâmico Hamas desde o sábado (7/10).
O planejamento, segundo apurou a coluna, prevê usar ao menos seis aviões no resgate: dois KC-30 (230 passageiros cada), dois KC-390 (80 passageiros cada) e dois VC-2 (38 passageiros cada).
A decisão foi tomada na noite de sábado (7/10) durante reunião do comandante da Aeronáutica, brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Múcio e Damasceno estavam a caminho da Suécia onde tratariam sobre a venda de aeronaves, quando decidiram retornar ao Brasil, ao perceberem a gravidade da situação em Israel.
Da Base Aérea, foram direto pra reunião com outros integrantes da FAB, para discutir o plano de resgate. Segundo o Itamaraty, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil, na Palestina.
Plano será apresentado ao Itamaraty
O plano para repatriação dos brasileiros em Israel será apresentado pelo ministro da Defesa ao Ministério das Relações Exteriores durante reunião na manhã deste domingo (8/10), no Itamaraty.