metropoles.com

FAB já tem plano para repatriar brasileiros em Israel

Plano da FAB para resgatar brasileiros que estão em Israel envolve uso de seis aviões, sendo dois KC-30, dois KC-390 e dois VC-2

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
As pessoas avaliam a causa da destruição causada pelos ataques aéreos israelenses na Cidade de Gaza em 7 de outubro de 2023
1 de 1 As pessoas avaliam a causa da destruição causada pelos ataques aéreos israelenses na Cidade de Gaza em 7 de outubro de 2023 - Foto: Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images

A Força Aérea Brasileira (FAB) já tem pronto um plano para resgatar brasileiros que estão em Israel, país que vem sofrendo ataques do grupo extremista islâmico Hamas desde o sábado (7/10).

O planejamento, segundo apurou a coluna, prevê usar ao menos seis aviões no resgate: dois KC-30 (230 passageiros cada), dois KC-390 (80 passageiros cada) e dois VC-2 (38 passageiros cada).

A decisão foi tomada na noite de sábado (7/10) durante reunião do comandante da Aeronáutica, brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Múcio e Damasceno estavam a caminho da Suécia onde tratariam sobre a venda de aeronaves, quando decidiram retornar ao Brasil, ao perceberem a gravidade da situação em Israel.

Da Base Aérea, foram direto pra reunião com outros integrantes da FAB, para discutir o plano de resgate. Segundo o Itamaraty, cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros 6 mil, na Palestina.

Plano será apresentado ao Itamaraty

O plano para repatriação dos brasileiros em Israel será apresentado pelo ministro da Defesa ao Ministério das Relações Exteriores durante reunião na manhã deste domingo (8/10), no Itamaraty.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?