metropoles.com

Exército não afastará militar da ativa alvo de operação no caso Abin

Cúpula do Exército argumenta que mandado de busca e apreensão ainda não é suficiente para afastar subtenente investigado no caso Abin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Ferreira/ Metrópoles
Vídeo Exército escudo
1 de 1 Vídeo Exército escudo - Foto: Rafael Ferreira/ Metrópoles

O comando do Exército não afastará, pelo menos por ora, o subtenente Giancarlo Gomes Rodrigues, um dos alvos da nova fase da operação da Polícia Federal que apura esquema de espionagem ilegal de autoridades pela Abin durante o governo Jair Bolsonaro.

Ex-assessor do então diretor-geral da agência na gestão Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Giancarlo teve sua casa vasculhada pela PF nesta segunda-feira (29/1) em Salvador, onde mora. No local, foram apreendidos celulares e até um notebook da Abin.

O subtentente foi transferido pelo comando do Exército para Salvador em agosto de 2023, tendo se apresentado na cidade no início de setembro. Antes disso, ele estava cedido à Agência Brasileira de Inteligência, órgão onde sua esposa é servidora.

À coluna, fontes do comando do Exécito argumentaram queo fato de o subtenente ter sido alvo de um mandado de busca e apreensão, autorizado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, não seria motivo suficiente para afastar o militar da Força.

A cúpula do Exército também informou que a instituição vai colaborar com as investigações, se demandada, e que afastará Giancarlo caso haja alguma decisão da Justiça neste sentido, como ocorreu com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?