metropoles.com

Exclusivo: PF envia à CPI da Covid dados de viagens do dono da Precisa

Segundo o documento sigiloso, ao qual a coluna teve acesso, o empresário fez ao menos duas viagens à Índia neste ano, ambas via Guarulhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPI da Covid-19
1 de 1 CPI da Covid-19 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Responsável pelo controle de fronteiras no Brasil, a Polícia Federal enviou à CPI da Covid-19 do Senado dados sobre as viagens à Índia realizadas, neste ano, por Francisco Maximiano, um dos donos da Precisa Medicamentos.

Conforme o documento sigiloso enviado pela corporação, ao qual a coluna teve acesso, foram pelo menos duas viagens ao país asiático, ambas por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A primeira viagem ocorreu no início de 2021. De acordo com os registros da PF, Maximiano deixou o Brasil em 3 de janeiro de 2021 e deu entrada novamente no país no dia 10 do mesmo mês.

A segunda ida à Índia aconteceu em março deste ano. O sócio da Precisa Medicamentos saiu do Brasil por Guarulhos em 3 de março e retornou ao país, pelo mesmo aeroporto, em 10 de março.

Jatinho?
Integrantes da CPI dizem ter indícios de que, em janeiro, Maximiano viajou para a Índia em um jato particular. Para isso, a comissão tenta obter a confirmação junto a órgãos como a Anac e a Infraero.

Vice-presidente da comissão, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) enviou ofícios aos dois órgãos questionando o modelo da aeronave, o proprietário, a relação completa de passageiros e tripulantes, e o trajeto feito.

O parlamentar, porém, pediu dados de possíveis viagens feitas por Maximiano nos dias 5 e 6 de janeiro, o que levou a Infraero e a Anac a responderem não ter registros nessas datas – como a PF informou, a viagem ocorreu em outro dia.

Os dados enviados pela Polícia Federal devem embasar as perguntas dos senadores ao sócio da Precisa durante seu depoimento à CPI na próxima semana. A oitiva foi agendada para 4 de agosto.

Telegramas do Itamaraty enviados à comissão indicam que Maximiano teria ido à Índia para negociar a compra da vacina Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech.

Veja as íntegras das respostas da Infraero e da Anac à CPI:

Respostas da Infraero e da Anac à CPI da Covid sobre voos do sócio da Precisa Medicamentos by Metropoles on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?