metropoles.com

Exclusivo: Gonet se pronuncia após ser indicado por Lula à PGR

Indicado à PGR, Paulo Gonet agradeceu a Lula e disse à coluna que vai procurar senadores em busca de voto para aprovar sua indicação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alejandro Zambrana/TSE
Paulo Gonet, preferido de Moraes para ser indicado por Lula à PGR. Moraes e Lula e Paulo Gonet
1 de 1 Paulo Gonet, preferido de Moraes para ser indicado por Lula à PGR. Moraes e Lula e Paulo Gonet - Foto: Alejandro Zambrana/TSE

O presidente Lula indicou, nesta segunda-feira (27/11), o subprocurador Paulo Gonet como novo chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR). A indicação foi anunciada após um encontro entre Gonet e Lula no Palácio da Alvorada.

Após a indicação, Gonet conversou com a coluna. Ele agradeceu a indicação e disse esperar corresponder à confiança de Lula. O subprocurador afirmou ainda que vai procurar senadores em busca de apoio para ter seu nome aprovado.

“Quero agradecer a indicação do presidente Lula. Espero corresponder à confiança com que Sua Excelência me distinguiu. A minha disposição agora é a de me encontrar com os senadores, para que me conheçam melhor, contando que também eles se animem a me honrar com o seu voto de confiança”, afirmou Gonet à coluna.

A expectativa é de que sabatina de Gonet na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aconteça na semana de 11 de dezembro. O subprocurador, como noticiou a coluna, não deve enfrentar dificuldades para ser aprovado pela Casa.

A avaliação é de que, embora seja conservador, Gonet contará com os votos dos senadores de esquerda, uma vez que foi indicado por um presidente de esquerda. O subprocurador também não deve enfrentar problemas na atual oposição.

Embora tenha se manifestado a favor da inelegibilidade de Jair Bolsonaro em julgamento no TSE, Gonet tem boa interlocução com bolsonaristas. Uma de suas principais interlocutoras é a deputada  Bia Kicis (PL-DF), de quem foi colega na faculdade.

O subprocurador também tem amplo apoio no Centrão e no Supremo Tribunal Federal. A indicação de Gonet teve apoio de importantes ministros do STF, sobretudo de Gilmar Mendes, atual decano da Corte, e de Alexandre de Moraes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?