Ex-embaixatriz da Ucrânia pede cassação de Mamãe Falei após áudio
Fabiana Tronenko, ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, quer que deputado estadual paulista seja cassado após falas sexistas sobre ucranianas
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko pediu a cassação do deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, em razão dos áudios revelados pela coluna em que o parlamentar faz comentários sexistas sobre refugiadas ucranianas.
“Como brasileira, ex-embaixatriz da Ucrânia, mãe de uma jovem ucraniana, peço aos deputados estaduais e às autoridades de SP a cassação do mandato do Arthur do Val por crime contra a honra das mulheres ucranianas neste momento de tanto sofrimento”, disse Fabiana no Twitter.
A ex-embaixatriz também divulgou um vídeo em suas redes sociais no qual pede mais respeito às mulheres ucranianas. Na gravação, Fabiana chama Mamãe Falei de “cretino” e “vagabundo”.
“Eu quero dizer pra esse senhor Arthur do Val, Mamãe Falei, que ele é um ridículo, um cretino. Peço que você tenha mais respeito com as mulheres ucranianas, porque elas não são fáceis, porque elas são pobres. São mulheres, são decentes, pessoas honradas, e você tenha respeito, seu vagabundo”, escreveu no Twitter.
O safado do @arthurmoledoval do MBL foi em território ucraniano p/ se promover as custas das dores do povo ucraniano e ainda sai difamando nossas mulheres. Quero te dizer que você é um canalha! Você não tem nenhum direito de se referir a nenhuma mulher dessa forma, seu cretino! pic.twitter.com/aXuiqZEDx9
— Fabiana Tronenko (@FabianaTronenko) March 5, 2022
Vários deputados estaduais responderam à ex-embaixatriz prometendo reação à atitude do colega. “Não seremos lenientes diante dessa vergonha internacional! Esse comportamento não representa a Casa”, escreveu a deputada Janaína Paschoal (União Brasil).
Receba nossa solidariedade, Sra Fabiana Tronenko, foi muito triste ouvir os áudios, pelas mulheres, pelo povo ucraniano e, sobretudo, pelo momento atravessado. Não seremos lenientes diante dessa vergonha internacional! Esse comportamento não representa a Casa.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) March 5, 2022
Será cassado, @FabianaTronenko ! A honra das mulheres ucranianas não será ultrajada dessa maneira por inconsequentes que saíram do país com a desculpa de fazer filantropia e caridade. https://t.co/AS7GfvkrgI
— Gil Diniz (@carteiroreaca) March 5, 2022
Como a coluna divulgou em primeira mão, em um dos áudios, o parlamentar estadual diz que as refugiadas ucranianas são “fáceis” de pegar, “porque são pobres”. Em outro, afirma que limparia com a língua o “cu” de “policiais deusas” que fazem o controle da fronteira.
Nos últimos dias, a ex-embaixatriz tem utilizado suas redes sociais para pedir orações pelo povo ucraniano. Fabiana Tronenko também mostra a realidade de seu marido, o ex-embaixador Rostyslav Tronenko.
Ele encerrou sua missão no Brasil no fim de 2021, após quase 10 anos à frente da embaixada em Brasília. Rostyslav aguarda possível convocação para lutar no front de batalha contra os russos.