Ex-embaixatriz da Ucrânia critica fala de Lula sobre Zelensky à Time
Fabiana Tronenko, esposa de ex-embaixador ucraniano no Brasil, cobra desculpas de Lula após petista culpar presidente ucraniano por conflito
atualizado
Compartilhar notícia
A ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil Fabiana Tronenko voltou a criticar declarações do ex-presidente Lula (PT) sobre a guerra de seu país com a Rússia.
Desta vez, Tronenko reclamou da entrevista do petista à revista americana Time, no qual ele diz que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é tão culpado pelo conflito quanto o mandatário russo, Vladimir Putin.
“Quando você acha que não pode piorar, vem ele e nos surpreende com essa pérola (…) Esse senhor deveria pedir desculpas ao presidente Zelenskyi, ao povo ucraniano e a nossa comunidade ucraniana do Brasil”, disse a ex-embaixatriz em seu Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Lula é capa da edição da Time divulgada nesta quarta-feira (4/5). Dentre diversos temas, ele apontou o dedo para a União Europeia, para a Otan e para Zelensky como culpados pela guerra no leste europeu.
“Fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”, afirmou o petista.
Esposa do ex-embaixador da Ucrânia no Brasil Rostyslav Tronenko, Fabiana já havia reclamado no início de abril de outra posição polêmica de Lula sobre o conflito russo-ucraniano.
Na ocasião, ao falar em evento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o petista disse que, se o conflito acontecesse no Brasil, tudo seria resolvido “tomando cerveja”.