metropoles.com

Ex-chanceler de Bolsonaro culpa Rússia por ataques em Israel

Ernesto Araújo, ex-chanceler do governo Jair Bolsonaro, diz que ataque a Israel “provém” de uma determinação do Irã junto da Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ernesto Araújo ministro do Itamaraty no governo bolsonaro pede demissão
1 de 1 Ernesto Araújo ministro do Itamaraty no governo bolsonaro pede demissão - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ex-chanceler do governo Jair Bolsonaro, o diplomata Ernesto Araújo culpa a Rússia pelos recentes ataques do grupo extremista islâmico Hamas a Israel, iniciados no sábado (7/10).

A avaliação foi feita pelo ex-chanceler em uma entrevista a um blog de direita, na qual ele diz “crer” que os ataques “provêm de uma determinação do Irã, juntamente com o seu principal aliado, a Rússia”.

A motivação russa para o conflito, segundo Ernesto Araújo, seria provocar uma guerra de larga escala no Oriente Médio e “expulsar” os Estados Unidos da região.

Para o ex-ministro das Relações Exteriores de Bolsonaro, a Rússia também estaria estimulando o conflito para fortalecer o Irã e “espalhar um reino de terror” na Europa e na América.

Outro interesse dos russos, segundo a opinião do ex-chanceler, seria “desviar” a capacidade bélica do Ocidente no auxílio à Ucrânia, permitindo, assim, que Moscou avance sobre o território ucraniano.

“A concepção estratégica, incluindo a escolha do momento, muito provavelmente foi obra do Irã – possivelmente com ajuda russa. A execução tática pode ter-se beneficiado certamente de infiltração em Israel”, diz Ernesto na entrevista.

Ex-chanceler escanteado

O ex-chanceler está licenciado do Itamaraty, sem receber salário, desde 021, quando perdeu o cargo de ministro das Relações Exteriores. Atualmente, ele vende um curso online, como mostrou a coluna Guilherme Amado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?