metropoles.com

As chances de os EUA cancelarem o visto de Moraes

Quatro congressistas dos EUA pediram ao Departamento de Estado que cancele vistos de Alexandre de Moraes e de outros ministros do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Imagem colorida do ministro do STF Alexandre de Moraes
1 de 1 Imagem colorida do ministro do STF Alexandre de Moraes - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Cinco congressistas americanos, entre eles quatro deputados e um senador, pediram formalmente ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, que cancele os vistos do ministro do STF Alexandre de Moraes e dos demais integrantes da Suprema Corte brasileira.

Os cinco parlamentares são do Partido Republicano, legenda do ex-presidente Donald Trump. No pedido, eles alegam que os ministros do STF teriam usado seus cargos para silenciar a liberdade de expressão no Brasil. Para isso, citam a suspensão do X determinada por Moraes.

4 imagens
O ministro Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes
O ministro Alexandre de Moraes
1 de 4

Deputada Elvira Salazar mostra foto de Alexandre de Moraes durante audiência no Congresso dos EUA

Reprodução
2 de 4

O ministro Alexandre de Moraes

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
3 de 4

Ministro Alexandre de Moraes

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
4 de 4

O ministro Alexandre de Moraes

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Fontes graduadas do Itamaraty e do Palácio do Planalto, porém, consideram remotas as chances de o Departamento de Estado, sob o governo do presidente Joe Biden, cancelar o visto dos ministros do Supremo. Na avaliação dessas fontes, isso provocaria uma grande crise diplomática.

E se Trump ganhar?

Integrantes da diplomacia brasileira e do Planalto, contudo, não demonstram a mesma certeza caso Trump vença as eleições para a Casa Branca, em novembro. Trump é próximo de integrantes do clã Bolsonaro, desafetos declarados de Moraes e de outros ministros do Supremo.

O pedido de cancelamento dos vistos de Moraes e de outros integrantes do STF foi assinado pelos deputados republicanos María Elvira Salazar, Christopher H. Smith, Rich McCormick e Carlos Giménez e pelo senador Rick Scott, eleito pelo estado da Flórida.

“Respeitosamente pedimos que você negue qualquer pedido de visto americano ou admissão nos Estados Unidos, incluindo a revogação de qualquer visto existente, para o ministro da Suprema Corte brasileira, Alexandre de Moraes, e os demais membros da Suprema Corte do Brasil. O Brasil é cúmplice nestas práticas antidemocráticas”, dizem os parlamentares americanos no pedido.

Projeto para barrar entrada

Em outra ação da ofensiva contra Moraes, os deputados Maria Elvira Salazar e Darrell Issa também protocolaram um projeto que proíbe entrada nos Estados Unidos de autoridades que promovam censura contra americanos.

A proposta foi apresentada na segunda-feira (16/9) e, segundo os congressistas, seria motivada pela suspensão do X no Brasil por Moraes. Para os parlamentares, a decisão violaria os direitos do bilionário Elon Musk.

Dono do X em todo o mundo e de outras empresas, como a Starlink e a SpaceX, Musk nasceu em junho de 1971 na África do Sul, mas tem cidadania americana.

“O ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil Alexandre de Moraes é a vanguarda de um ataque internacional à liberdade de expressão contra cidadãos americanos como Elon Musk”, disse Salazar em seu site oficial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?