A estratégia de Musk ao mandar a Starlink obedecer Moraes
STF e setor de telecomunicações veem estratégia de Elon Musk ao mandar a Starlink cumprir a ordem de Alexandre de Moraes e bloquear o X
atualizado
Compartilhar notícia
O bilionário Elon Musk surpreendeu ministros do STF e integrantes do setor de telecomunicações ao mandar que a Starlink, empresa da qual é dono, cumprisse a ordem de Alexandre de Moraes de bloquear o X, rede social que também pertence ao empresário.
Na avaliação de ministros do Supremo e fontes do mercado de telecomunicações, a decisão de Musk de mandar sua empresa provedora de internet bloquear o acesso a sua própria rede social tem por trás uma estratégia de tentar mostrar que o X e a Starlink seriam empresas diferentes.
Com essa estratégia, o bilionário tenta desmontar a tese de Moraes de que as duas companhias pertencem ao mesmo grupo econômico. Foi com base nessa linha que o ministro do STF bloqueou as contas da Starlink no Brasil, para garantir o pagamento das multas aplicadas ao X.
A Starlink perdeu o prazo para recorrer da decisão de Moraes, que se encerrou na segunda-feira (2/9). Em vez do recurso, a empresa optou por ingressar com um mandado de segurança, instrumento processual considerado incorreto para reverter decisões monocráticas no Supremo.