metropoles.com

Esquerda e Centrão na Câmara tentam sustar reajuste de planos de saúde

Até esta sexta-feira (27/5), deputados protocolaram ao menos cinco projetos para tentar reverter o reajuste de até 15,5% nos planos de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Plenário
1 de 1 Plenário - Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

A decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de autorizar reajuste de até 15,5% em planos de saúde familiares ou individuais este ano gerou uma avalanche de propostas na Câmara para tentar sustar a medida.

Até a tarde desta sexta-feira (27/5), parlamentares dos mais diversos campos ideológicos apresentaram ao menos cinco projetos de decreto legislativo para derrubar a decisão da ANS.

A lista abrange parlamentares do PP, partido do Centrão comandado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ao Psol, uma das siglas mais à esquerda com representação no Legislativo.

Os projetos foram apresentados pelos deputados Soraya Manato (PTB-ES), Léo Moraes (Podemos-RO), Eduardo da Fonte (PP-PE), Rafael Motta (PSB-RN) e Ivan Valente (PSol-SP).

“Não bastassem todos os aumentos decorrentes da inflação, bem como dos efeitos da pandemia, o consumidor brasileiro ainda terá de suportar mais este abusivo reajuste”, assinala Eduardo da Fonte.

Já parlamentares de esquerda fizeram críticas diretas à ANS. Na visão deles, a autarquia protege os planos de saúde e não cumpre seu papel.

“A aprovação do reajuste pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar deixa clara a proteção dada às operadoras de planos de saúde, violando seu papel de fiscalização e regulação do setor, e colocando em evidência que não possui qualquer independência para regular o sistema de saúde suplementar no país”, afirma Ivan Valente.

O reajuste na mensalidade dos planos foi anunciado na quinta-feira (26/5). O percentual de 15,5% é o teto válido para o período entre maio de 2022 e abril de 2023. A medida abrange cerca de 8 milhões de beneficiários.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?