metropoles.com

Especialistas e empresários criticam MP de Lula que muda PIS/Cofins

Em fórum, empresários criticam MP que muda regras de dedução do PIS/Cofins e prometem pressionar presidente do Senado a devolvê-la a governo

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, em evento no Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ministro Fernando Haddad, da Fazenda, em evento no Planalto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Empresários e especialistas em direito tributário criticaram duramente, nesta sexta-feira (7/6), a medida provisória que muda regras de dedução do PIS/Cofins.

A MP foi editada pelo governo Lula na terça-feira (4/6) para compensar a perda deste ano com a desoneração da folha de pagamento de 17 setores.

Durante o Fórum Esfera realizado no Guarujá (SP), alguns especialistas chegaram a chamar a medida provisória de uma “pedalada” do governo Lula.

“Achar que essa MP vai resolver a desoneração da folha é uma fantasia de proporções épicas. O governo foi muito infeliz. O STF disse que precisa de nova fonte de custeio (para desoneração de 17 setores da economia). O governo não criou nova fonte, fez uma operação de caixa, um empréstimo-ponte. Isso é uma pedalada. Ela não gera nova fonte. Só atrasa devolução do crédito aos contribuintes“, afirmou o advogado Luiz Bichara, que defende empresas do setor.

A crítica foi reforçada por Rafael Salles, CEO da Allos, operadora de shopping centers. O empresário avaliou que a MP somada à indefinição da reforma tributária devem atrasar investimentos.

Críticas ao governo Lula

Nos bastidores do fórum, empresários reclamam que a MP teria sido editada pelo governo Lula sem diálogo prévio com o setor produtivo e com o Congresso Nacional.

Na avaliação desses empresários, o episódio contribuirá para “esgarçar” a relação do empresariado com o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Incomodados, os empresários prometem pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a devolver a MP ao governo, embora admitam serem pequenas as chances de o senador fazer isso.

*O jornalista viajou a convite do Esfera Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?