Equipe de transição de Lula coloca nova onda de Covid como prioridade
Grupo temático de Saúde do governo de transição de Lula elegeu três prioridades iniciais para os debates iniciados nesta quinta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo temático de Saúde do governo de transição de Lula elegeu ao menos três prioridades iniciais para os debates inaugurados pela equipe nesta quinta-feira (10/11).
Uma delas é uma nova onda de Covid-19 que acreditam haver no Brasil. O objetivo, dizem integrantes do grupo, será avaliar, diante do número crescente de casos, o atual estado do programa de vacinação contra o vírus.
Segundo membros da equipe, o debate principal será sobre a necessidade de acelerar a vacinação, incluindo as doses aplicadas em crianças e adolescentes, um dos problemas já identificados pelo grupo temático.
Outra prioridade definida pela equipe será a saúde indígena, tema que será debatida na 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena que começa na próxima semana.
A terceira prioridade definida pelos membros do grupo temático é discutir como renovar os contratos de gestão de hospitais federais no Rio de Janeiro, que se encerram em breve.
Membros
O grupo temático é composto pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e pelo ex-ministro José Gomes Temporão, todos ex-ministros da Saúde de governos petistas.
Extraoficialmente, uma comissão de especialistas também vai assessorar a equipe. O colegiado será liderado pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, que é médico de Lula.
Além do cardiologista, devem compor a comissão os médicos Drauzio Varella, Claudio Lottenberg Miguel Srougi e Fábio Jatene e outros integrantes vinculados à USP.