metropoles.com

Equipe de Haddad prevê “gorduras” em programas sociais e estima cortes

Integrantes do time de Haddad avaliam que sobras no Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida poderão justificar cortes no Orçamento da União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
fernando-haddad-davos
1 de 1 fernando-haddad-davos - Foto: Reprodução/YouTube

A equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prevê “gorduras” no orçamento estimado para programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida em 2023.

A avaliação de integrantes da equipe econômica é de que essas sobras poderão justificar cortes no Orçamento da União ao longo do ano, ajudando a melhorar as contas do governo.

No orçamento do Bolsa Família, por exemplo, a estimativa do time de Haddad é de que a “gordura” pode chegar a R$30 bilhões. A sobra seria decorrente da exclusão de usuários com cadastros fraudulentos.

Já no Minha Casa Minha Vida, a gordura poderia chegar a R$ 10 bilhões. A previsão leva em conta o fato de que o programa ainda será reeditado e de que haverá pouco tempo hábil para execução completa do total de recursos.

Membros da equipe econômica admitem que os valores no orçamento desses programas, aprovado após a PEC de Transição, foram superestimados para que o governo não corresse o “risco de errar”.

Equilíbrio fiscal

Auxiliares de Haddad ressaltam que o corte das “gorduras” se soma ao pacote de medidas para elevar a receita do governo lançado pelo ministro, em busca de equilíbrio fiscal.

O pacote foi divulgado por Haddad em 12 de janeiro. Na ocasião, a equipe econômica foi criticada por não apresentar opções concretas de corte nas despesas do governo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?