Entrega de livro e pedido de tempo: como foi encontro de Lula e Marta
Presidente Lula recebeu Marta Suplicy na segunda-feira (8/1), no Palácio do Planalto, quando reforçou convite para ela voltar ao PT
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula recebeu a ex-prefeita e ex-senadora paulista Marta Suplicy (sem partido) na manhã desta segunda-feira (8/1), no Palácio do Planalto.
O encontro ocorreu por iniciativa de Lula e contou também com as presenças do deputado federal Rui Falcão (PT-SP) e do empresário Márcio Toledo, marido de Marta.
Segundo auxiliares presidenciais, o convite para a conversa foi feito por Lula no final de dezembro de 2023, quando o petista ligou para a ex-prefeita, para desejar Feliz Natal.
Na conversa por telefone, o presidente da República também chamou Marta para participar do ato em alusão ao 8 de Janeiro, nesta segunda, no Congresso Nacional.
A ex-prefeita e o marido chegaram a Brasília para o encontro com Lula ainda no domingo (7/1) e devem permanecer na capital federal até o ato do 8 de Janeiro.
Marta pede um tempo
Durante a conversa no Planalto, Lula reforçou o convite para Marta voltar ao PT e ser vice de Guilherme Boulos (PSol) na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024.
A ex-prefeita, por sua vez, pediu um tempo para conversar com o atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), de quem é secretária municipal de Relações Internacionais.
Marta, como noticiou a coluna, está de férias da prefeitura desde 15 de dezembro de 2023 e tem, em tese, retorno ao trabalho previsto para a próxima segunda-feira (15/1).
Desde que as especulações sobre sua volta ao PT vieram à tona, a ex-prefeita ainda não conversou diretamente com Nunes, embora tenha se reunido com interlocutores dele.
Na reunião com Lula nesta segunda, Marta deu de presente ao petista o livro “Minha Vida de Prefeita”, no qual ela faz um relato sobre sua gestão à frente da Prefeitura de São Paulo, de 2001 a 2004.
Na conversa, o presidente reforçou o convite para Marta participar do ato no Congresso em alusão ao 8 de Janeiro. A ex-prefeita confirmou presença no evento, do qual Nunes não particiárá.
Boulos é avisado
Após o encontro no Planalto, Rui Falcão ligou para Boulos para fazer um relato da conversa. Segundo relatos, o deputado petista está otimista de que Marta aceitará a proposta de Lula.
A avaliação no PT é de Marta deu uma sinalização clara dessa disposição ao topar se reunir com Lula em Brasília e participar do ato em alusão ao 8 de Janeiro.