Emirados Árabes recorrem a Lula para entrar no Brics
Pedido foi feito pelo presidente dos Emirados Árabes Unidos em conversa por telefone com Lula nesta quinta-feira (27/7)
atualizado
Compartilhar notícia
Presidente dos Emirados Árabes Unidos e emir de Abu Dhabi, o xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan ligou para o presidente Lula nesta quinta-feira (27/7).
Na conversa, o xeique pediu o apoio do petista para a entrada de seu país nos Brics, bloco do qual o Brasil faz parte ao lado de Rússia, Índia, China e África do Sul.
Segundo fontes da diplomacia brasileira, os Emirados Árabes integram uma lista de pelo menos 20 países que pleiteiam a entrada no Brics.
Além dos Emirados Árabes, já manifestaram interesse em entrar para o bloco países como Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Argentina, Bangladesh e Indonésia.
Os Brics realizarão sua próxima cúpula na África do Sul em agosto deste ano, quando os pedidos de adesão ao bloco feito por outras nações deverão ser discutidos.
Hoje, os Emirados Árabes já fazem parte do Novo Bando de Desenvolvimento (NDB), o banco dos Brics. A instituição foi criada em 2015 e é presidida atualmente pela ex-presidente Dilma Rousseff.
Outros assuntos
Na conversa com Lula, o xeique sinalizou que deve visitar o Brasil em 2024. Ele ainda confirmou a ida do presidente da COP28, Sultan Ahmed Al Jabe, para a Cúpula dos Países Amazônicos em agosto, na cidade de Belém (PA).