Embaixador em Israel só deve encontrar Mauro Vieira no final da semana
Embaixador do Brasil em Israel desembarca no Rio na noite de quarta (21/2), mas só deve encontrar chanceler Mauro Vieira no final da semana
atualizado
Compartilhar notícia
Chamado ao Brasil para consultas, o embaixador brasileiro em Israel, Fred Meyer, só deve se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no final desta semana.
Segundo fontes do Itamaraty, o embaixador chegará ao Rio de Janerio, onde o chanceler brasileiro despacha ao longo desta semana, apenas na noite da quarta-feira (21/2).
Na quarta e na quinta-feira (22/2), contudo, Mauro Vieira estará focado nas reuniões com chanceleres de outros países do G20 que acontecem na capital fluminense.
A expectativa no Ministério das Relações Exteriores é de que Meyer e o chanceler só consigam sentar para conversar com calma no final da quinta ou na sexta-feira (23/2).
Gesto de insatisfação
O governo brasileiro chamou o embaixador em Israel para consultas em um gesto para demonstrar insatisfação com o tratamento dispensado por autoridades israelenses ao Brasil nos últimos dias.
Além de pedir para Meyer voltar, Mauro Vieira convocou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para prestar esclarecimento. Os dois conversaram na segunda-feira (19/2), no Rio.
A crise diplomática entre os dois países foi desencadeada por uma declaração dada por Lula no domingo (18/2) comparando os assassinatos de palestinos na Faixa de Gaza cometidos por Israel ao Holocausto.
A relação de Israel
A fala causou forte reação de Israel. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que “as palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves” e que Lula “cruzou a linha vermelha”.
O governo de Israel também convocou o embaixador do Brasil em Tel Aviv para cobrar explicações. Em uma atitude não usual, as autoridades israelenses levaram Meyer para o Museu do Holocausto.
Nessa terça-feira (20/2), Israel dobrou a aposta. Pelas redes sociais, o chanceler daquele país, Israel Katz, voltou a cobrar pedido de desculpas de Lula e questionou. “Como ousa comparar Israel a Hitler?”.