metropoles.com

Em visita ao Brasil, vice do Uruguai ignora Alckmin e busca Tarcísio

Vice-presidente do Uruguai visitou o Brasil nesta semana, mas ignorou vice-presidente Geraldo Alckmin e se reuniu apenas com Tarcísio em SP

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo de SP
Imagem colorida da vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimón, em reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas
1 de 1 Imagem colorida da vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimón, em reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas - Foto: Governo de SP

Em visita ao Brasil nesta semana, a vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimón, ignorou o governo Lula e preferiu se reunir apenas com o governador de São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas.

Durante sua passagem pelo território brasileiro, Beatriz não teve qualquer reunião com o atual vice-presidente do Brasil e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, como manda a diplomacia.

No Brasil, a vice-presidente uruguaia concentrou sua agenda em São Paulo, onde visitou a Assembleia Legislativa do Estado na quarta-feira (28/8) e foi recebida pelo governador paulista na quinta-feira (29/8).

Beatriz, que também ocupa o cargo de presidente da Assembleia Geral do Uruguai, foi recebida pelo presidente da Alesp, o deputado estadual André do Prado, que é filiado ao PL de Jair Bolsonaro.

No dia seguinte, ela se reuniu com Tarcísio de  Freitas no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Na conversa, abordaram temas internacionais, como a situação da Venezuela e do Mercosul.

“Recebi no Palácio dos Bandeirantes, a vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimón, para uma visita de cortesia. Além dos laços de amizade, há forte corrente comercial entre empresas de São Paulo e do Uruguai. Aproveitamos a oportunidade para discutir a grave situação na Venezuela, a violação de direitos fundamentais, o futuro do Mercosul, a possibilidade de firmar acordos de cooperação em áreas relacionadas à economia do conhecimento, os avanços econômicos da gestão do presidente Lacalle Pou, além da possibilidade de realizar uma missão empresarial. Obrigado pela visita e que os nossos laços fiquem cada vez mais fortes!”, escreveu Tarcísio sobre o encontro.

No mesmo dia do encontro de Beatriz com o governador de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes, Alckmin até estava no estado, mas não teve qualquer agenda com a política uruguaia.

Procurada, a embaixada do Uruguai disse à coluna que a vice-presidente veio ao Brasil prioritariamente para a reunião com Tarcísio e confirmou não haver previsão de agenda dela com autoridades do governo Lula.

Itamaraty minimiza

Integrantes do Itamaraty ouvidos pela coluna, por sua vez, minimizaram o episódio. Segundo diplomatas brasileiro, a relação entre Lula e Lacalle Pou, atual presidente do Uruguai, é boa.

Lacalle e sua vice são filiados ao Partido Nacional, legenda considerada de centro-direita. Beatriz se apresenta como defensora do direito das mulheres, mas é crítica ao aborto, procedimento permitido no país até a 12ª semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?