Em visita ao Brasil, vice do Uruguai ignora Alckmin e busca Tarcísio
Vice-presidente do Uruguai visitou o Brasil nesta semana, mas ignorou vice-presidente Geraldo Alckmin e se reuniu apenas com Tarcísio em SP
atualizado
Compartilhar notícia
Em visita ao Brasil nesta semana, a vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimón, ignorou o governo Lula e preferiu se reunir apenas com o governador de São Paulo, o bolsonarista Tarcísio de Freitas.
Durante sua passagem pelo território brasileiro, Beatriz não teve qualquer reunião com o atual vice-presidente do Brasil e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, como manda a diplomacia.
No Brasil, a vice-presidente uruguaia concentrou sua agenda em São Paulo, onde visitou a Assembleia Legislativa do Estado na quarta-feira (28/8) e foi recebida pelo governador paulista na quinta-feira (29/8).
Beatriz, que também ocupa o cargo de presidente da Assembleia Geral do Uruguai, foi recebida pelo presidente da Alesp, o deputado estadual André do Prado, que é filiado ao PL de Jair Bolsonaro.
No dia seguinte, ela se reuniu com Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Na conversa, abordaram temas internacionais, como a situação da Venezuela e do Mercosul.
“Recebi no Palácio dos Bandeirantes, a vice-presidente do Uruguai, Beatriz Argimón, para uma visita de cortesia. Além dos laços de amizade, há forte corrente comercial entre empresas de São Paulo e do Uruguai. Aproveitamos a oportunidade para discutir a grave situação na Venezuela, a violação de direitos fundamentais, o futuro do Mercosul, a possibilidade de firmar acordos de cooperação em áreas relacionadas à economia do conhecimento, os avanços econômicos da gestão do presidente Lacalle Pou, além da possibilidade de realizar uma missão empresarial. Obrigado pela visita e que os nossos laços fiquem cada vez mais fortes!”, escreveu Tarcísio sobre o encontro.
No mesmo dia do encontro de Beatriz com o governador de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes, Alckmin até estava no estado, mas não teve qualquer agenda com a política uruguaia.
Procurada, a embaixada do Uruguai disse à coluna que a vice-presidente veio ao Brasil prioritariamente para a reunião com Tarcísio e confirmou não haver previsão de agenda dela com autoridades do governo Lula.
Itamaraty minimiza
Integrantes do Itamaraty ouvidos pela coluna, por sua vez, minimizaram o episódio. Segundo diplomatas brasileiro, a relação entre Lula e Lacalle Pou, atual presidente do Uruguai, é boa.
Lacalle e sua vice são filiados ao Partido Nacional, legenda considerada de centro-direita. Beatriz se apresenta como defensora do direito das mulheres, mas é crítica ao aborto, procedimento permitido no país até a 12ª semana.