metropoles.com

Em vídeo ao lado de Michelle, Bolsonaro pede desculpas a venezuelanas

Presidente Jair Bolsonaro diz que sua fala de que “pintou um clima” com venezuelanas refletia “preocupação” de evitar exploração sexual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Em vídeo, Bolsonaro aparece ao lado da esposa, Michelle, e de mulher venezuelana pedindo desculpas por sua fala sobre prostituição de meninas do país. Ele usa camisa amarela e as mulheres, verde e branca - Metrópoles
1 de 1 Em vídeo, Bolsonaro aparece ao lado da esposa, Michelle, e de mulher venezuelana pedindo desculpas por sua fala sobre prostituição de meninas do país. Ele usa camisa amarela e as mulheres, verde e branca - Metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo pedindo desculpas por levantar suspeitas de que garotas venezuelanas estariam se prostituindo nos arredores de Brasília.

As suspeitas foram levantadas por ele durante entrevista a um podcast, na semana passada. Na ocasião, o presidente disse que resolveu visitar a casa das venezuelanas em 2020, após “pintar um clima”.

No vídeo em que pede desculpas, Bolsonaro aparece ao lado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e de Maria Teresa Belandria, representante no Brasil do autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó.

“Se minhas palavras, que, por má-fé, foram tiradas de contexto, foram, de alguma forma, mal entendidas ou provocaram algum constrangimento a nossas irmãs venezuelanas, peço desculpas. Já que meu compromisso sempre foi o de melhor acolher e atender a todos que fogem de ditaduras pelo mundo”, diz Bolsonaro no vídeo.

O presidente também acusa “militantes de esquerda” de, após sua fala polêmica vir à tona, estarem “pressionando mulheres venezuelanas, a fim de obterem vantagem política neste momento”.

“As palavras que eu disse refletiram uma preocupação da minha parte no sentido de evitar qualquer tipo de exploração de mulheres que estavam vulneráveis”, argumenta o chefe do Palácio do Planalto.

O vídeo foi gravado na segunda-feira (17/10), após Michelle e a ex-ministra Damares Alves se encontrarem com as líderes comunitárias do projeto social que atende às refugiadas venezuelanas nos arredores de Brasília.

Na gravação, o presidente cita a visita da primeira-dama e da ex-ministra. Segundo ele, as duas estiveram com as senhoras para prestar “apoio” e “constataram que elas estão reconstruindo suas vidas no Brasil”.

“Elas, inclusive, ajudam outras venezuelanas refugiadas a encontrarem uma profissão e melhor se integrarem a nossa sociedade”, declarou Bolsonaro no vídeo.

Nesta segunda, a coluna já havia noticiado que Bolsonaro divulgaria o vídeo se desculpando e tentando explicar o episódio da fala de que “pintou um clima”.

Veja o vídeo na íntegra:

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?