metropoles.com

Em vídeo a integrantes do Conselhão, Lula ataca “juros escorchantes”

Sem citar o Banco Central nominalmente, presidente Lula enviou vídeo a integrantes do Conselhão criticando política de juros no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Lula discursa durante reunião aberta em que recebe relatórios
1 de 1 Lula discursa durante reunião aberta em que recebe relatórios - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em vídeo enviado a integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o chamado “Conselhão”, o presidente Lula voltou a atacar os juros no Brasil. Na gravação, à qual a coluna teve acesso, o petista afirma que o país não pode continuar com uma “política de juros escorchantes”.

O vídeo foi enviado pelo Palácio do Planalto aos conselheiros na sexta-feira (3/4), para comunicar o adiamento da primeira reunião do grupo. O encontro, como noticiou a coluna, estava marcado para 13 de abril, mas foi adiado para 4 de maio, em razão da nova data da viagem de Lula à China.

“Não podemos continuar com a política de juros escorchantes, que não permite que o empresário tenha acesso a crédito neste país. Sem investimento, não há crescimento. Sem crescimento, não há emprego. Sem emprego, não há melhora de vida do povo brasileiro”, afirmou Lula, sem citar o Banco Central ou o presidente da instituição, Roberto Campos Neto.

O presidente diz ainda disse aos empresários que melhorar a oferta de crédito leva o Brasil a ter melhores condições para crescer. “E quando eu digo povo, é melhorar a qualidade de vida do empresário, do trabalhador, da classe média, da pessoa que está desempregado”, afirmou.

O reforço das críticas de Lula aos juros veio dias após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manter a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano, apesar de toda a pressão do presidente e outros integrantes do governo pela redução.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?