metropoles.com

Em reunião secreta, Lula discute aliança em Minas com Kalil e Kassab

Petista recebeu o ex-prefeito de Belo Horizonte e o presidente do PSD na sexta-feira (13/5), em sua casa, em São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula-e-Alexandre-Kalil
1 de 1 Lula-e-Alexandre-Kalil - Foto: null

O ex-presidente Lula se reuniu secretamente na última sexta-feira (13/5), em São Paulo, com o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) e com presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

O encontro ocorreu durante um café da manhã na casa de Lula e contou ainda com as presenças da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e do presidente da Assembleia Legislativa mineira, Agostinho Patrus (PSD).

Na reunião, o PSD levou uma sugestão de acordo para as eleições em Minas. Pela proposta, o PT apoiaria a candidatura de Kalil ao governo de Minas e, em troca, indicaria a vaga de vice-governador na chapa.

Por esse arranjo, o PT precisará desistir de lançar o líder do partido na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), ao Senado, enquanto o PSD terá de abrir mão de ter uma chapa pura com Agostinho Patrus de candidato a vice de Kalil.

A vaga ao Senado na chapa, no entanto, permaneceria com a legenda comandada por Kassab. O partido pretende lançar o atual senador Alexandre Silveira (MG) à reeleição.

O encontro de Lula com Kalil ocorreu dias após a visita do petista a Minas. O ex-presidente cumpriu agenda no estado entre segunda-feira (9/5) e quarta-feira (11/5), mas não encontrou o ex-prefeito em terras mineiras.

Novas reuniões

Três dias após a reunião secreta com Kalil e Kassab, Lula e Gleisi se encontraram na segunda-feira (16/5), em São Paulo, com Reginaldo. No encontro, o ex-presidente designou o deputado para concluir as negociações em Minas.

Segundo apurou a coluna, o líder do PT na Câmara deve se reunir ainda nessa semana com Silveira e com Kalil para dar prosseguimento às tratativas para a aliança com o PSD no estado.

Dois candidatos ao Senado

Nos bastidores, Reginaldo tem dito a aliados que o cenário ideal para ele seria o PSD manter a chapa pura Kalil-Patrus e a coligação ter dois candidatos ao Senado (ele próprio e Alexandre Silveira).

A candidatura dupla, porém, depende do TSE. Uma consulta sobre a possibilidade já foi apresentada na Corte e tem parecer favorável da Procuradoria-Geral Eleitoral. A decisão final será do ministro Ricardo Lewandowski.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?