metropoles.com

Cúpulas de MDB e PSDB escolhem Simone Tebet como nome da 3ª via

Anúncio oficial, porém, só acontecerá após as executivas nacionais dos partidos avalizarem o nome da senadora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Zucchi/Metrópoles
Baleia Rossi, Bruno Araújo e Roberto Freire
1 de 1 Baleia Rossi, Bruno Araújo e Roberto Freire - Foto: Gustavo Zucchi/Metrópoles

Os presidentes do MDB, PSDB e Cidadania se reuniram nesta quarta-feira (18/5) na sede do Cidadania, em Brasília, e já têm um nome de consenso para ser o candidato único da chamada “terceira via” ao Palácio do Planalto este ano.

Segundo apurou a coluna, o nome escolhido foi o da senadora Simone Tebet (MDB-MS). O anúncio oficial, porém, só deve ocorrer após os três partidos avalizarem o nome da parlamentar em reuniões de suas executivas nacionais.

Lideranças dos três partidos que acompanharam a reunião desta terça dizem que um dos parâmetros para a definição do nome escolhido foi a “relevância de uma candidatura feminina” neste momento da política nacional.

Segundo participantes do encontro, a pesquisa qualitativa contratada pelas siglas indicou que a população considera que mulheres desempenharam um papel melhor nos últimos anos. Especialmente na gestão da pandemia de Covid-19 no mundo.

A pesquisa trouxe avaliação apenas dos nomes de Tebet e do ex-governador João Doria (PSDB). Outros possíveis candidatos, como o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e do senador Tasso Jereissati, ambos do PSDB, não foram avaliados.

Outro dado revelado pelo levantamento, segundo integrantes de MDB e PSDB, foi de que 50% dos entrevistados na pesquisa estariam insatisfeitos com o cenário de polarização entre o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro.

Os três partidos não pretendem tornar públicos os dados da pesquisa. O argumento é de que ela não foi registrada na Justiça Eleitoral e, por isso, não pode ser divulgada, sob o risco de as legendas sofrerem sanções judiciais.

As siglas devem reunir suas executivas na próxima terça-feira (24/5). Inclusive a reunião do PSDB, cujo nome de Simone deve ter resistência do Doria, que pleiteia o posto de candidato de sua legenda por ter vencido as prévias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?