metropoles.com

Em Ordem do Dia, Braga Netto dirá que 1964 foi reação da sociedade

Texto em alusão à instalação do regime militar no Brasil foi último ato assinado pelo ministro da Defesa, que deixará o cargo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp General Braga Netto é ouvido na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles 2021-08-17 at 11.06.29 (1)
1 de 1 WhatsApp General Braga Netto é ouvido na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles 2021-08-17 at 11.06.29 (1) - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

No texto que divulgará nesta quinta-feira (31/3) em alusão à instalação do Regime Militar no Brasil em 31 de março de 1964, o Ministério da Defesa afirmará que o “movimento” foi uma reação da sociedade.

O documento, chamado de “Ordem do Dia”, será assinado pelo ministro da Defesa, general Braga Netto, e pelo comandante das três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica).

Segundo apurou a coluna, o texto dirá que o “movimento” de 1964 foi uma exigência de diversos setores da sociedade que se aliaram aos militares para impedir a implantação de um “regime totalitário” no Brasil.

Entre esses setores, a Ordem do Dia deste ano citará “famílias”, “igrejas” e imprensa. O documento dirá que esses setores se aliaram os militares, “reagiram” e foram às ruas para “estabelecer a ordem”.

O documento também afirmará que, passados 58 anos, é preciso “reconhecer o papel” desempenhado por aqueles que atuaram em 1964, os quais teriam deixaram “legado” de “paz”, “liberdade” e “democracia”.

O texto dirá ainda que esse “legado” precisa ser “preservado por todos os brasileiros agora”, como um “compromisso” com a “estabilidade institucional” e com a “vontade popular”.

A assinatura do documento será o último ato de Braga Netto como ministro. O general deixará o cargo nesta quinta-feira (31/3) para figurar como opção de candidato a vice de Jair Bolsonaro na eleição de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?