Em Montevidéu, Lula tentará brecar acordo do Uruguai com a China
Presidente Lula vai a Montevidéu nesta quarta-feira (25/1), com a missão de tentar evitar o acordo de livre comércio entre Uruguai e China
atualizado
Compartilhar notícia
Buenos Aires — O presidente Lula desembarca nesta quarta-feira (25/1) em Montevidéu, com a missão de tentar brecar as tratativas do Uruguai com a China para um acordo de livre comércio.
A avaliação no governo brasileiro é que o possível acordo entre uruguaios e chineses abalaria o Mercosul, pois colocaria em xeque a Tarifa Externa Comum usada pelos países do bloco para transações entre si.
“É uma visita para fortalecer o Mercosul. Acredito que a América do Sul e o destino de sucesso dela passam pelo fortalecimento do bloco econômico”, afirma o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que acompanhará Lula em Montevidéu.
O chefe da equipe econômica pondera, contudo, não ter conhecimento dos termos que estão sendo negociados por Uruguai e China, e ressalta que a tentativa do acordo entre os dois países “não é nova”.
Agenda
Em Montevidéu, Lula terá encontros com o presidente uruguaio, o centro-direitista Luis Alberto Lacalle Pou; com a prefeita da capital, Carolina Cosse; e com o ex-presidente do país Pepe Mujica.
11h — Chegada à Base Aérea de Montevidéu
12h — Encontro com presidente Lacalle Pou, seguido de pronunciamento à imprensa
15h — Entrega da medalha “Más Verde”
16h30 — Visita ao ex-presidente Pepe Mujica