metropoles.com

Em meio à greve no BC, deputado propõe regulamentar paralisações

Deputado do Partido Novo apresentou projeto de lei que define regras e possíveis punições para paralisações de servidores públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
Deputado Gilson Marques
1 de 1 Deputado Gilson Marques - Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Em meio à greve de servidores do Banco Central, o deputado Gilson Marques (Novo-SC) protocolou nesta segunda-feira (4/4), na Câmara, um projeto que regulamenta as regras para paralisações no serviço público.

Algumas das regulamentações sugeridas por Marques já são aplicadas caso a caso em greves por decisão do STF, mas não estão previstas em lei. Dentre elas, por exemplo, o desconto do salário em dias não trabalhados.

Além do desconto, o deputado federal propõe regulamentar a possibilidade de os servidores serem demitidos por justa causa, em caso de greve considerada ilegal.

O projeto de lei complementar também prevê que os dias parados não contem para fins de tempo de serviço, estágio probatório, progressão, benefícios, férias ou previdência.

Gilson Marques ainda propõe que o gestor responsável pelo área afetada pela greve possa terceirizar temporariamente o serviço para o setor privado, enquanto durar a paralisação.

“O cidadão não pode ser obrigado a custear serviços que não recebeu. Por outro lado, cabe ao servidor grevista arcar com os custos de suas reivindicações – um conceito que o matemático Nassim Taleb cunhou como skin in the game (pele à risca)”, explica o parlamentar no projeto.

O projeto de Marques vem para preencher um vácuo legislativo. Apesar do direto à greve existir desde 1989, a norma constitucional de extensão aos servidores públicos não teve lei específica editada pelo Congresso.

Os servidores do BC estão em greve desde o dia 1º de abril. Eles reivindicam uma recomposição salarial de 26,3%. Os grevistas devem ter reunião nesta terça-feira (5/4) com o Ministério da Economia para negociar um acordo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?