metropoles.com

Em jantar pró-Lira, aposta era de que Marinho derrotará Pacheco

Lideranças do Centrão apostaram, em jantar de apoio a Arthur Lira, na terça (31/1), que Rogério Marinho será eleito presidente do Senado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Rogério Marinho na redação do Metrópoles
1 de 1 Rogério Marinho na redação do Metrópoles - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

Candidato à reeleição, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reuniu apoiadores num jantar em Brasília na noite de terça-feira (31/1), véspera da disputa que definirá as mesas diretoras do Congresso Nacional.

Com a reeleição de Lira dada como certa, o assunto principal da noite acabou sendo a eleição para a presidência do Senado, marcada pela acirrada disputa entre Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Rogério Marinho (PL-RN).

Nas rodas de conversas, a maioria dos parlamentares e dirigentes de partidos do Centrão, como PL, Republicanos, PP, Podemos e até o União Brasil, apostavam em uma “vitória apertada” de Marinho.

O cálculo era de que o senador eleito pelo Rio Grande do Norte terá 44 votos na eleição, favorecido por “traições” no campo de Pacheco. Para vencer a disputa, o candidato precisa de pelo menos 41 votos.

Para essas lideranças do Centrão, o atual presidente do Senado “pagará” pela rejeição do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), principal fiador da candidatura de Pacheco na Casa.

Além de reclamações sobre a distribuição do “orçamento secreto” quando Alcolumbre era presidente do Senado, houve críticas à articulação do senador amapaense para ser o sucessor de Pacheco em 2025.

O jantar

O jantar pró-Lira aconteceu na casa de Alexandre Baldy (PP-GO), ex-deputado federal, ex-ministro das Cidades do governo Michel Temer e ex-secretário de Transportes Metropolitanos do governo João Doria.

O encontro reuniu lideranças políticas da direita, do centro e da esquerda. Entre eles, os presidentes nacionais do Republicanos, Marcos Pereira; do Progressistas, Ciro Nogueira; e do Podemos, Renata Abreu.

Também passaram pelo jantar o ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho (União Brasil), e o deputado federal André Janones (Avante-MG), apoiador do presidente da República.

Ex-auxiliares de Jair Bolsonaro também prestigiaram o evento. Entre eles, Bruno Bianco, ex-ministro da AGU, e Vicente Santini, ex-assessor especial de Bolsonaro no Palácio do Planalto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?