Em dia de ata do Copom, Lula evita falar com a imprensa no Chile
Horas após ata do Copom, Lula evitou falar com a imprensa nesta terça-feira (6/8), último dia de sua visita oficial ao Chile
atualizado
Compartilhar notícia
Enviado especial a Santiago — O presidente Lula evitou falar com a imprensa ao cumprir sua última agenda oficial no Chile, na manhã desta terça-feira (6/8).
A decisão ocorreu horas após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgar a ata da última reunião na qual diz que “não hesitará” em elevar os juros.
O último compromisso de Lula em Santiago foi a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional, ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric.
Em discurso no evento, o petista disse que “devaneios de bilionários que preferem colonizar marte a cuidar da terra não substituem a ação e a orientação do estado”.
Ver essa foto no Instagram
Lula havia prometido a jornalistas que daria uma entrevista coletiva ao final da viagem. O mandatário brasileiro, porém, descumpriu a promessa e deixou o evento sem falar.
Assessores do petista disseram que o presidente decidiu não falar em Santiago para não ofuscar a visita. Lula seria questionado sobre a ata do Copom e sobre Venezuela.
Em conversa com a imprensa na segunda-feira (5/8), Lula respondeu com ironia ao ser indagado sobre Edmundo Gonzalez, candidato de oposição ao ditador Nicolás Maduro.
Questionado se tinha visto a declaração de Gonzalez se autoproclamando o vencedor do pleito venezuelano, Lula respondeu: “O cara nem tomou posse, e você já quer que eu fale”.