metropoles.com

Em dia de ata do Copom, Lula evita falar com a imprensa no Chile

Horas após ata do Copom, Lula evitou falar com a imprensa nesta terça-feira (6/8), último dia de sua visita oficial ao Chile

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula no Chile
1 de 1 Lula no Chile - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Enviado especial a Santiago — O presidente Lula evitou falar com a imprensa ao cumprir sua última agenda oficial no Chile, na manhã desta terça-feira (6/8).

A decisão ocorreu horas após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgar a ata da última reunião na qual diz que “não hesitará” em elevar os juros.

O último compromisso de Lula em Santiago foi a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro Espacial Nacional, ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric.

Em discurso no evento, o petista disse que “devaneios de bilionários que preferem colonizar marte a cuidar da terra não substituem a ação e a orientação do estado”.

Lula havia prometido a jornalistas que daria uma entrevista coletiva ao final da viagem. O mandatário brasileiro, porém, descumpriu a promessa e deixou o evento sem falar.

Assessores do petista disseram que o presidente decidiu não falar em Santiago para não ofuscar a visita. Lula seria questionado sobre a ata do Copom e sobre Venezuela.

Em conversa com a imprensa na segunda-feira (5/8), Lula respondeu com ironia ao ser indagado sobre Edmundo Gonzalez, candidato de oposição ao ditador Nicolás Maduro.

Questionado se tinha visto a declaração de Gonzalez se autoproclamando o vencedor do pleito venezuelano, Lula respondeu: “O cara nem tomou posse, e você já quer que eu fale”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?