Em carta, Lula promete criar cinco ministérios se eleito presidente
Ex-presidente petista lançou nesta quinta-feira (27/10) a “Carta para o Brasil de Amanhã”, na qual detalha propostas de seu plano de governo
atualizado
Compartilhar notícia
A três dias para o segundo turno, o ex-presidente Lula lançou, nesta quinta-feira (27/10), uma carta em que detalha propostas para um eventual novo governo dele.
No documento, intitulado “Para o Brasil de Amanhã”, o petista promete criar cinco ministérios, se eleito presidente no próximo domingo (30/10). São eles:
- Ministério da Segurança Pública;
- Ministério da Mulher;
- Ministério da Igualdade Racial;
- Ministério dos Povos Originários; e
- Ministério da Cultura.
Três dessas pastas (Mulher, Igualdade Racial e Cultura) já existiram em governos anteriores, mas acabaram unificados durante a gestão de Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.
O Ministério dos Povos Originários já havia sido prometido por Lula durante a campanha presidencial. Na carta, o petista diz que a pasta servirá para “revogar as medidas contrárias às populações indígenas e aos povos originários”.
Já o Ministério da Segurança Pública, hoje vinculado ao Ministério da Justiça, irá “implementar o Sistema Único de Segurança Pública, com polícias bem equipadas, treinadas e remuneradas”.