metropoles.com

Em Brasília, Lula negocia acordo com PSD do Mato Grosso do Sul

Ex-presidente petista se reuniu com senador Nelsinho Trad (PSD-MS) na quarta-feira (27/4), para propor um acordo entre PT e PSD no estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ex-presidente Lula se encontrou com integrantes da Rede Sustentabilidade para estabelecer alianças nas eleições de 2022
1 de 1 Ex-presidente Lula se encontrou com integrantes da Rede Sustentabilidade para estabelecer alianças nas eleições de 2022 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ciente da dificuldade em conquistar o apoio do partido como um todo, o ex-presidente Lula aproveitou sua passagem por Brasília nesta semana para tentar conquistar mais um diretório estadual do PSD.

Na quarta-feira (27/4), o petista se reuniu no hotel onde estava hospedado com o senador Nelsinho Trad, presidente do PSD do Mato Grosso do Sul. O encontro foi confirmado à coluna pela assessoria de Lula.

Segundo relatos, o ex-presidente sugeriu um acordo para o PT apoiar o ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD), irmão de Nelsinho, na disputa pelo governo sul-mato-grossense este ano.

Em troca, o petista pediu apoio do PSD à candidatura a senador do ex-governador Zeca do PT. Com isso, o PSD teria de desistir de lançar o juiz aposentado Odilon de Oliveira, que é filiado à sigla, ao Senado.

Estratégia

Aliados de Lula estão otimistas com a possibilidade de fechar um acordo com o PSD no Mato Grosso do Sul. O estado é considerado um dos entraves para a aliança do PT com Gilberto Kassab por ter um perfil mais conservador.

A interlocutores, o ex-presidente da República explicou ter uma estratégia para conquistar o apoio do PSD a sua candidatura ao Palácio do Planalto. O petista aposta na antiga máxima de “dividir para conquistar”.

A ideia é conversar separadamente com lideranças da sigla e formar alianças estaduais para o primeiro turno. O cálculo é de que, se não poder trazer o partido como um todo, é importante ter ao menos o apoio da maioria.

Outros diretórios

Além do Mato Grosso do Sul, Lula mantém conversas em busca de acordo com os diretórios do PSD de Minas Gerais e Pernambuco. Lideranças da legenda no Amazonas e na Bahia já declararam apoio ao petista.

Alguns diretórios, porém, são considerados inalcançáveis. Entre eles, o do Paraná, controlado pelo atual governador do estado, Ratinho Junior, que é aliado de Jair Bolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?