metropoles.com

Em boletim interno, Itamaraty chama servidores para desfile do 7 de Setembro

Em boletim interno, Ministério das Relações Exteriores chamou diplomatas a participarem do desfile de 7 de Setembro em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Palácio do Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios. Vê-se em primeiro plano o lago e ao fundo o prédio - Metrópoles. Ministério das Relações Exteriores do Brasil
1 de 1 Palácio do Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios. Vê-se em primeiro plano o lago e ao fundo o prédio - Metrópoles. Ministério das Relações Exteriores do Brasil - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério das Relações Exteriores publicou, em seu boletim interno, uma mensagem chamando seus servidores a participarem do desfile cívico-militar de 7 de Setembro deste ano em Brasília.

No informe, a pasta diz que “servidores do Itamaraty podem pleitear vagas nas arquibancadas do desfile” e que, para isso, precisavam manifestar a intenção por e-mail até as 13h desta sexta-feira (26/8).

O órgão informou também que cada “servidor ativo” teria o direito a chamar até 10 convidados, bastando, para isso, informar dados como nome completo, CPF, e-mail e telefone.

Nos bastidores, diplomatas dizem não ser usual o Itamaraty incentivar a participação de seus servidores nos desfiles, sobretudo neste ano, quando haverá eleições.

O boletim foi enviado no mesmo dia em que o chanceler Carlos França almoçou com o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio de Oliveira, para discutir as “sugestões” dos militares para a urna eletrônica.

O desfile

O tradicional desfile militar em Brasília está marcado para a manhã de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios. O evento estava suspenso desde 2020, em razão da pandemia da Covid-19.

Em 2021, apoiadores de Jair Bolsonaro realizaram atos em apoio ao presidente na data. Este ano, o próprio chefe do Palácio do Planalto convocou ato com cunho mais político, só que na Praia de Copacabana, no Rio.

Outro lado

Em resposta à coluna, o Itamaraty informou que a nota “é um convite aberto aos servidores que se interessem em assistir ao desfile” e ressaltou que ela “não tendo caráter convocatório”.

A pasta disse ainda que o informe foi motivado pela informação recebida do Planalto de que a procura por convites para o desfile deste ano “tem sido alta”, em razão da comemoração do Bicentenário da Independência.

Segundo o Itamaraty, o Planalto informou ainda que “as vagas para funcionários da Esplanada seriam limitadas, decorrendo daí a necessidade de os interessados em participar do evento garantirem suas vagas mediante inscrição”.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?