Em boletim interno, Itamaraty chama servidores para desfile do 7 de Setembro
Em boletim interno, Ministério das Relações Exteriores chamou diplomatas a participarem do desfile de 7 de Setembro em Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério das Relações Exteriores publicou, em seu boletim interno, uma mensagem chamando seus servidores a participarem do desfile cívico-militar de 7 de Setembro deste ano em Brasília.
No informe, a pasta diz que “servidores do Itamaraty podem pleitear vagas nas arquibancadas do desfile” e que, para isso, precisavam manifestar a intenção por e-mail até as 13h desta sexta-feira (26/8).
O órgão informou também que cada “servidor ativo” teria o direito a chamar até 10 convidados, bastando, para isso, informar dados como nome completo, CPF, e-mail e telefone.
Nos bastidores, diplomatas dizem não ser usual o Itamaraty incentivar a participação de seus servidores nos desfiles, sobretudo neste ano, quando haverá eleições.
O boletim foi enviado no mesmo dia em que o chanceler Carlos França almoçou com o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio de Oliveira, para discutir as “sugestões” dos militares para a urna eletrônica.
O desfile
O tradicional desfile militar em Brasília está marcado para a manhã de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios. O evento estava suspenso desde 2020, em razão da pandemia da Covid-19.
Em 2021, apoiadores de Jair Bolsonaro realizaram atos em apoio ao presidente na data. Este ano, o próprio chefe do Palácio do Planalto convocou ato com cunho mais político, só que na Praia de Copacabana, no Rio.
Outro lado
Em resposta à coluna, o Itamaraty informou que a nota “é um convite aberto aos servidores que se interessem em assistir ao desfile” e ressaltou que ela “não tendo caráter convocatório”.
A pasta disse ainda que o informe foi motivado pela informação recebida do Planalto de que a procura por convites para o desfile deste ano “tem sido alta”, em razão da comemoração do Bicentenário da Independência.
Segundo o Itamaraty, o Planalto informou ainda que “as vagas para funcionários da Esplanada seriam limitadas, decorrendo daí a necessidade de os interessados em participar do evento garantirem suas vagas mediante inscrição”.