metropoles.com

Em almoço com Lula, PT pede ajuda de Pacheco para derrubar vetos

Petistas pediram ajuda do presidente do Senado para derrubar dois vetos de Jair Bolsonaro a projeto que trata da Lei de Segurança Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lula e Pacheco 3
1 de 1 Lula e Pacheco 3 - Foto: null

Em seu almoço com o ex-presidente Lula e senadores do PT e de outros partidos de oposição nessa quarta-feira (13/7), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ouviu um pedido para demostrar de forma prática nos próximos dias seu compromisso com o Estado Democrático de Direito.

Segundo participantes do encontro, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) pediu a Pacheco ajuda para derrubar, se possível já na sessão do Congresso desta quinta-feira (14/7), os vetos de Jair Bolsonaro ao projeto que trata da Lei de Segurança Nacional e de crimes contra o Estado Democrático de Direito.

São dois vetos que a oposição pede que sejam votados e derrubados. O primeiro é o veto de Bolsonaro ao trecho que criminaliza “disseminar fatos que sabe inverídicos, e que sejam capazes de comprometer a higidez do processo eleitoral”, com pena prevista de reclusão de 1 a 5 anos.

O segundo veto do atual presidente da República que a oposição quer derrubar é ao trecho que pune com prisão de 1 a 4 anos o ato de “impedir, mediante violência ou grave ameaça, o livre e pacífico exercício de manifestação de partidos políticos” e outras entidades.

Os vetos de Bolsonaro a lei que trata do estado democrático estão na pauta desta quinta, mas já foram postergados em outras ocasiões devido à falta de acordo entre os partidos. Eles estavam previstos para serem votados, por exemplo, em sessão na última terça-feira (12/7).

A derrubada de um veto presidencial precisa do apoio da maioria dos parlamentares tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado. O auxílio do presidente do Congresso, entretanto, é considerado um diferencial para garantir a efetividade dessas articulações.

Aliados de Lula dizem que os senadores Alexandre Silveira (PSD-MG) e Humberto Costa (PT-PE) irão trabalhar para convencer Pacheco a pautar no retorno do recesso parlamentar os projetos que aumentam punições para crimes políticos. Mas o assunto não chegou a ser debatido no almoço de quarta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?