Como foi a conversa de Lula com o ex-favorito de Lira na Câmara
Elmar Nascimento levou números e ministros para tentar convencer Lula que não há consenso sobre candidato favorito de Arthur Lira na Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Lula recebeu nessa quarta-feira (11/9), no Palácio do Planalto, o deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), que é candidato ao comando da Câmara na eleição de fevereiro de 2025.
O encontro ocorreu dias após o parlamentar baiano ser preterido pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que passou a apoiar o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa interna.
A conversa entre Lula e Elmar ocorreu no início da tarde de quarta e contou com as presenças de ao menos dois ministros do União Brasil: Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações).
Segundo apurou a coluna, Elmar apresentou um cenário da disputa na Câmara. O deputado levou números para tentar convencer Lula de que não haveria um consenso na Casa em torno de Hugo Motta, como Lira defende.
O presidente da República, por sua vez, repetiu que o governo não tem candidato favorito na disputa e que seria açodado o Palácio do Planalto tomar qualquer posição a cinco meses da disputa na Câmara.
O favorito de Lira
A reunião de Lula com Elmar ocorreu quase simultaneamente ao almoço de aniversário de Hugo Motta em um restaurante, em Brasília. No encontro, Lira confirmou a parlamentares o apoio ao deputado do Republicanos.
Motta virou o favorito de Lira na semana passada, após o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira, desistir de sua candidatura para apoiar o correligionário, visto como um nome que agregaria mais votos.
Após a reviravolta, o presidente da Câmara e o Palácio do Planalto passaram a buscar Elmar e o deputado Antonio Brito (PSD-BA) para tentar convencê-los a desistir da disputa em prol de Hugo Motta.
Brito e Elmar, porém, decidiram manter suas candidaturas. Os dois também fecharam acordo a fim de tentar viabilizar candidatura única para fazer frente a Hugo Motta.