metropoles.com

Eleições na Venezuela: Novo questiona pressão do Itamaraty no TSE

Deputados do Partido Novo questionam suposta “pressão” do Itamaraty sobre o TSE para o envio de observadores às eleições da Venezuela

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
imagem colorida mostra palácio itamaraty - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra palácio itamaraty - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Dois deputados do Partido Novo questionarma o chanceler Mauro Vieira sobre uma suposta pressão do Itamaraty para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviasse observadores às eleições da Venezuela no domingo (28/7).

O requerimento de informação foi protocolado na quinta-feira (25/7) pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) e conta ainda com a assinatura de sua colega de partido, Adriana Ventura (Novo-SP).

Os parlamentares se baseiam em uma reportagem de O Globo, que informou que o TSE decidiu enviar dois técnicos para acompanhar o pleito venezuelano após “pressão” do governo Lula sobre a Corte.

“O envio de servidores brasileiros a um pleito estrangeiro, especialmente em um contexto político conturbado como o da Venezuela, envolve riscos e responsabilidades significativas. A presença de observadores pode ser interpretada como uma validação do processo eleitoral, impactando diretamente a percepção internacional sobre a legitimidade das eleições venezuelanas”, afirma.

A Corte Eleitoral, entretanto, anunciou na quarta-feira (25/7) que desistiu de enviar observadores. O motivo foi a afirmação do ditador venezuelano, Nicolás Maduro de que o Brasil não audita nenhuma urna eletrônica.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?