metropoles.com

Efeito Marçal faz governo Lula se mexer na área do empreendedorismo

Governo Lula prepara ações na área do empreendedorismo mirando conquistar uma fatia do eleitorado do ex-coach Pablo Marçal (PRTB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Marçal ganha apoio de campeão olímpico ao criticar Lula
1 de 1 Marçal ganha apoio de campeão olímpico ao criticar Lula - Foto: Reprodução

De olho em uma fatia do eleitorado de Pablo Marçal (PRTB), o governo Lula prepara uma série de ações na área do empreendedorismo. O plano envolve o lançamento de programas e campanhas públicitárias sobre o tema.

Segundo apurou a coluna, a gestão Lula quer aproveitar o “efeito Marçal” para tentar mudar a tese propagada pela oposição de que o governo trabalha para prejudicar os empreendedores, com, por exemplo, o aumento de impostos.

4 imagens
Lula quer fazer ações para o gruoi
O ministro do Empreendorismo deve viajar por todo o país para lançar programas
Governo está de olho em eleitorado de Marçal
1 de 4

O ex-coach Pablo Marçal sugeiu a live

Reprodução
2 de 4

Lula quer fazer ações para o gruoi

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 4

O ministro do Empreendorismo deve viajar por todo o país para lançar programas

Ministério de Portos e Aeroportos/Divulgação
4 de 4

Governo está de olho em eleitorado de Marçal

Ricardo Stuckert/PR

Um das ideias do governo é fazer o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, rodar o Brasil para lançar o Acredita, programa sancionado por Lula em 10 de outubro para fortalecer micro e pequenos empreendedores.

O Acredita inclui iniciativas como o “Desenrola Pequenos Negócios”, de renegociação de dívidas bancárias, e o “Procred 360”, linha de crédito exclusiva para quem fatura até R$ 360 mil por ano.

A intenção é que o ministro visite as principais capitais brasileiras para lançar o programa. Ele também tem sido aconselhado a participar de podcasts famosos direcionados a empreendedores, como o “Flow”.

Campanha na internet e na TV e acenos

Segundo fontes do governo, o próprio Lula teria defendido a realização de uma campanha publicitária para divulgar  as ações do Poder Executivo para os empreendedores brasileiros.

A campanha, que ainda está em fase de elaboração, deve ser feita tanto para a veículos de mídia tradicionais, como a televisão, como para as redes sociais.

Lula também já começou a fazer, pessoalmente, acenos para públicos para empreendedores. Em discurso no dia 18 de outubro, o petista disse que o mundo mudou e que nem todo mundo quer trabalhar com carteira assinada.

“Vocês sabem que o meu mundo é um mundo de fábrica. Eu passei 27 anos dentro de uma fábrica e depois virei dirigente sindical… É importante a gente lembrar que tem uma parte da sociedade que não quer ter carteira profissional assinada. As pessoas querem trabalhar por conta própria, querem ser empreendedoras, montar um comércio”, afirmou o presidente na ocasião.

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, também fez aceno ao eleitorado ligado ao empreendedorismo durante entrevista na segunda-feira (28/10), um dia após o segundo turno das eleições municipais de 2024.

“O que eu disse é que não dá pra deixar pra trás também quem nos trouxe até aqui. Nós também temos uma quantidade grande de trabalhadores assalariados, de trabalhadores que têm carteira assinada e que também precisam da nossa defesa, como a gente sempre fez. Mas nós precisamos saber como que a gente fala com esse trabalhador que não quer carteira assinada. Ele não quer muitas vezes nem ter direito”, disse Gleisi.

Marçal foi candidato à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024. Na campanha, o ex-coach direcionou seu parte importante de seu discurso e de suas propostas para microempreendedores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comIgor Gadelha

Você quer ficar por dentro da coluna Igor Gadelha e receber notificações em tempo real?